Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Organização Mundial da Saúde parabeniza Brasil sobre ações de enfrentamento da tuberculose

vistorias nas sedes dos três Poderes em Brasília (DF) — Português (Brasil)

O Programa Global de Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS) parabenizou o governo brasileiro pela criação do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e outras Doenças Socialmente Determinadas (Cieds). Para a diretora do programa, Tereza Kasaeva, o Brasil fez um rápido progresso nos últimos seis meses ao reunir nove ministérios para priorizar o fim da tuberculose e abordar os principais impulsionadores da epidemia. “Isso servirá de inspiração para outros líderes. A OMS reconhece a iniciativa do Brasil como um resultado concreto no fortalecimento da colaboração multissetorial e na construção de um sistema de prestação de contas eficaz para acabar com a tuberculose”, afirmou.

O Cieds reúne pastas estratégicas para o enfrentamento da doença, sob coordenação do Ministério da Saúde. O objetivo é desenvolver ações articuladas para alcançar inclusão social e cuidado integral às pessoas com tuberculose ou outras doenças determinadas socialmente.

Compromissos de alto nível do Brasil

O Ministério da Saúde realizou, em meados de abril, o seminário internacional Compromissos de alto nível para eliminação da tuberculose como problema de saúde pública. Na oportunidade, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou o compromisso e o empenho do governo federal com a eliminação da tuberculose e disse estar convicta de que isso só será possível com o fortalecimento do SUS, união de governos, sociedade civil e os conhecimentos da comunidade científica.

Tereza Kasaeva também participou do evento e fez parte das discussões de preparação para a próxima reunião de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre tuberculose, prevista para acontecer em setembro. Ela esteve acompanhada da ponto-focal em engajamento multissetorial no Programa Global de Tuberculose da OMS, Monica Dias, e de uma equipe da Opas Washington formada por Ruben Mayorga, chefe da Unidade de tuberculose, HIV/aids e IST, e Pedro Avedillo, especialista técnico em tuberculose.

Além da participação no evento, a agenda das equipes da OMS e da Opas-WDC incluiu reuniões com a ministra Nísia Trindade; com a Frente Parlamentar de Luta contra a tuberculose; e com representantes da sociedade civil atuante no enfrentamento da doença.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Veja mais

Publicidade