Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Musical cearense "CAETANAS" traz o protagonismo feminino na luta em defesa do direito à terra

O espetáculo estreia no dia 19 de abril, às 19h, no Cineteatro São Luiz

Inspirado na história de resistência da comunidade de Caetanos de Cima, em Amontada, o musical narra a vida de quatro mulheres que moram num vilarejo litorâneo ameaçado de invasão pela especulação imobiliária. “CAETANAS” sobe ao palco, pela primeira vez, no dia 19 de abril, às 19h, no Cineteatro São Luiz. Com apresentações nos dias 19 (com acessibilidade em Libras) e 20, os ingressos estão à venda no Sympla e na bilheteria física do equipamento.

O espetáculo reivindica o protagonismo feminino em narrativas de heroísmo que são majoritariamente representadas pelo estereótipo do homem cis, branco e hétero. Em meio à disputa territorialista, o enredo traz a história de Luzia, uma mulher negra, que aos 60 anos reencontra um grande amor da juventude. O desenrolar desta narrativa inesperada transita entre o real e o imaginário.

“Em Caetanas, o tempo passa diferente, ou são essas mulheres que passam diferente pelo tempo. Passado, presente e futuro se misturam, as memórias são ressignificadas e o agora é grorificado”, explica o diretor e dramaturgo André Ximenes.

O musical conta com as canções de Caetano Veloso para mergulhar nessa história e convida o público a cantar junto clássicos como “Não identificado” e “Tigresa”. Além das músicas de Caetano, ritmos da cultura popular cearense, como o Coco e o Maracatu, também enriquecem o repertório do musical.

“CAETANAS” é a estreia do ator cearense, André Ximenes, como dramaturgo e diretor, e da atriz, Ariza Torquato, também diretora teatral do musical que foi apoiado pelo Governo do Estado do Ceará por intermédio da SECULT. O elenco é formado pelas atrizes e cantoras Adna Oliveira, Fabíola Líper, Muriel Cruz e Di Ferreira, que compõem a cena musical de Fortaleza há mais de dez anos. As artistas enriquecem a produção musical por trazerem a unicidade identitária e a vivência de cada uma delas em seus personagens.

Sinopse

Musical autoral cearense conta a história de quatro mulheres que vivem num vilarejo litorâneo ameaçado de invasão pela especulação imobiliária. Em meio a essa disputa em defesa do território, Luzia, uma mulher de 60 anos, reencontra um grande amor da juventude.

Em que esse sentimento atravessado pelo tempo se transformou? Passado, presente e futuro se misturam às canções de Caetano Veloso, ressignificando as memórias e glorificando o agora.

Ficha Técnica

Dramaturgia: André Ximenes
Direção artística: Ariza Torquato e André Ximenes
Direção Musical: Ayla Lemos e Pedro Madeira
Produção: Sol Moufer
Co-produção: Larissa Goes
Elenco: Adna Oliveira, Fabíola Líper, Muriel Cruz e Di Ferreira
Banda: Ayla Lemos, Pedro Madeira e Guilherme Peixoto
Cenografia: Ariza Torquato e André Ximenes
Cenotécnico: Ariza Torquato
Iluminação: Aline Rodrigues
Figurino: Lariça Lopes
Assistência de figurino: Arara Verão
Designer gráfico: Matheus Melo
Fotógrafo: Nicolas Gondim

Serviço

[Curta Mais Teatro] Musical cearense “CAETANAS” estreia no Cineteatro São Luiz
Data: 19 e 20 de abril de 2023 | Horário: 19h | Classificação: Livre | Acessibilidade: Libras (sessão do dia 19)
Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)
Funcionamento da bilheteria: terça a sexta no horário de 9h30 às 18h e aos sábados no horário de 9h30 às 17h.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) | Ingressos nas bilheterias físicas do Cineteatro São Luiz ou no site Sympla.
Vendas online




Fonte: Governo do Ceará

Veja mais

Publicidade