Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Ministro Waldez Góes recebe prefeitos de cidades do Acre, Pará, Bahia e Rio Grande do Norte

Brasília (DF) – O ministro Waldez Góes recebeu, nesta quinta-feira (13), os prefeitos de Natal (RN), Capitão do Poço (PA), Irituia (PA), Brasiléia (AC), Juazeiro (BA) e Sobradinho (BA). Os gestores vieram apresentar demandas de seus municípios e conhecer projetos e ações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nas áreas de segurança hídrica e proteção e defesa civil.

No início do dia, Waldez Góes recebeu o senador Alan Rick (União/AC) e a prefeita de Brasiléia (AC), Fernanda Hassem. O principal assunto discutido foram as chuvas intensas que atingiram o estado recentemente. A gestora elogiou a rápida ação do Governo Federal em auxílio à sua cidade.

“Há momentos em que não conseguimos falar nem mesmo com integrantes do estado e, no mesmo dia do desastre, o ministro já estava no telefone comigo orientando como devíamos agir”, contou Fernanda Hassem. “O ministro sempre foi atencioso com todos nós do Acre. Viemos aqui para agradecer a atuação do MIDR. Já vieram as ações de respostas e agora pensamos também em uma maneira de nos prevenir”, completou o senador.

“Desde quando assumi, o presidente Lula recomendou veementemente que fôssemos ágeis nesses momentos, conversando com representantes de todas as esferas políticas e sociedade civil. Cuidar de vidas e dos patrimônios das pessoas é uma das prioridades do presidente e, consequentemente, minha também”, enfatizou Waldez Góes.

Em seguida, Waldez Góes recebeu o senador Beto Faro (PT/PA) e os prefeitos de Capitão do Poço (PA), João Tonheiro, e Irituia (PA), Marcos Lima, para tratar de assuntos relacionados a atuação da Defesa Civil Nacional na região. A reunião contou com a participação do ministro Jader Filho, já que as ações de prevenção estão sob responsabilidade do Ministério das Cidades.

“Foi uma reunião muito importante para assistir as cidades que têm sofrido com problemas de desastres. Vamos mandar técnicos para a região, para alinhar as decisões das ações que serão realizadas pelo MIDR e pelo Ministério das Cidades”, explicou Góes.

Outra agenda foi com o prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias. O gestor municipal veio tratar de obras de pavimentação asfáltica e de recuperação de vias em busca de melhorar a cidade de para os moradores e para alavancar o setor do turismo. O ministro encaminhou a demanda ao Ministério das Cidades, que ficou responsável pela área de mobilidade urbana após a divisão do antigo Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Nós temos agido de forma transversal. Nunca deixaremos ninguém sem resposta ou encaminhamento. Mesmo que não esteja na alçada do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ajudo na comunicação com outro colega ministro, pois somos todos do Governo Federal”, destacou o ministro Waldez.

O ministro Waldez Góes também recebeu os prefeitos de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, e de Sobradinho (BA), Cleivinho. Ele apresentou aos gestores as ações do MIDR nas áreas de segurança hídrica e proteção e defesa civil.

“Nós passamos por problemas de seca em muitos momentos do ano. Não só a gente, mas muitas cidades próximas. Por isso, acho bastante importante virmos buscar ajuda”, destacou o prefeito Cleivinho. “Essa é uma das nossas demandas mais importantes, assim como saneamento e mobilidade urbana, que estão sob gestão do Ministério das Cidades”, completou Suzana Ramos.

Logo após, o ministro recebeu em seu gabinete os deputados Silas Câmara (Republicanos/AM) e Antônia Lúcia (Republicanos/AC) para conhecer melhor as ações do MIDR em proteção e defesa civil. O ministro Waldez Góes explicou sobre a possibilidade de o Ministério aportar recursos para a reconstrução de habitações atingidas por desastres ou para a construção de novas casas para famílias que perderam suas moradias.

Na última agenda do dia, Waldez Góes se reuniu com o deputado estadual Jesus Pontes (PDT/AP) para tratar de ações de segurança hídrica no Arquipélago do Bailique – um conjunto de oito ilhas localizadas a 160 quilômetros de Macapá, capital do Amapá. O acesso ao conjunto de ilhas é feito somente por via fluvial, pelo Rio Amazonas.

O deputado destacou a importância da construção, no arquipélago, de um sistema de dessalinização que garanta água tanto para consumo quanto para o desenvolvimento regional.

“O MIDR tem feito estudos para modernizar as formas de fazer chegar água potável a quem mais precisa. E, esse caso, pode ser bastante interessante fazermos um estudo para ajudar a resolver essa questão no Bailique”, destacou Waldez Góes.

“Precisamos muito desse apoio, pois é um processo que requer muito recurso. Saímos daqui satisfeitos, porque vimos boa vontade do Governo Federal em atender nossa demanda”, comentou o deputado Jesus Pontes.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade