Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

MIDR investe mais de R$ 7,9 milhões na implantação de três sistemas de abastecimento de água no Ceará

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) investiu mais de R$ 7,9 milhões na implantação de três sistemas de abastecimento de água, localizados nos municípios de Mauriti e Penaforte, no Ceará. As estruturas, cujas obras já foram concluídas, vão beneficiar mais de 4 mil pessoas em sete comunidades rurais das duas cidades. Os sistemas encontram-se em testes, antes de entrarem em regime de operação.

A ação é parte dos programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que visa implantar sistemas para atender comunidades localizadas próximas à transposição que são fortemente atingidas pela seca, ocasionando problemas de escassez de alimentos, aumento de doenças e óbitos de pessoas e animais pelo consumo de água contaminada ou pela falta de água.

“Esta é uma região que tradicionalmente sofre com a falta de água. Com esses três sistemas, esse problema será minimizado e isso vai influenciar diretamente a qualidade de vida da população”, destaca o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira. “A expectativa é que, na região, haja aumento na produtividade, com consequente redução do desemprego rural, ou seja, é uma iniciativa importante para fixar o homem no campo”, completa.

No município de Mauriti, foram implantados dois sistemas. O primeiro vai beneficiar mais de 2,3 mil pessoas na comunidade de São Miguel, enquanto o segundo vai atender cerca de 860 moradores das comunidades Tanquinho e Sítio Saco. Já na cidade de Penaforte, o sistema implantado vai atender cerca de 850 pessoas nas comunidades de Gentil, Baixio do Couro, Lagoa Preta e Retiro. 

A construção dos sistemas de abastecimento de água incluiu estruturas de captação em poços profundos já existentes, adutoras de água bruta, redes de distribuição em tubos PVC, revitalização de reservatórios e execução de 1.018 unidades de ligações prediais.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade