O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu em Pequim, na China, nesta sexta-feira, 14/4, com o presidente da State Grid, Zhang Zhigang. A empresa chinesa tem investimentos em energia elétrica no Brasil, com 19 concessionárias e linhas de transmissão em 14 estados.
A State Grid está presente em 88% do território da China e atende mais de um bilhão de pessoas. No Brasil, atua com 19 concessionárias e tem linhas de transmissão em 14 estados.
Lula reforçou a importância dos investimentos chineses no Brasil, a confiança na economia nacional e o foco do Governo Federal em investimentos em energias renováveis e na ampliação da rede de transmissão integrando projetos de geração éolica e solar com a rede convencional.
“Nos não queremos ser vendedores de empresas. Nós queremos construir, com parcerias, as coisas que precisam ser feitas no Brasil”, afirmou o presidente. O encontro também contou com ministros e governadores, integrantes da comitiva brasileira, e de representantes da empresa chinesa.
A estatal chinesa atua também em países como Austrália, Chile, Filipinas, Grécia, Hong Kong, Itália e Portugal.