A Secretaria da Educação (Seduc) lança, nesta segunda-feira (3), o regulamento do VII Festival Alunos que Inspiram, iniciativa que visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino do Ceará. Nesta edição, as obras deverão ser criadas a partir do tema: “a cultura afro-brasileira e sua contribuição para uma educação antirracista”. A iniciativa ocorre por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil.
O Governo do Ceará reconhece que a formação integral dos estudantes passa pelo incentivo à imaginação, à criatividade e à expressividade, como parte do processo de construção da própria identidade e da realização pessoal.
As inscrições serão realizadas por meio do Portal Aluno Online e acontecerão no período de 10 a 26 de abril de 2023. Os estudantes deverão preencher o formulário informando se fazem parte do segmento de pessoas com deficiência (PcD) ou pessoas sem deficiência.
Acesse o regulamento do VII Festival Alunos Que Inspiram
O certame ocorrerá em três fases: escolar, regional e estadual. A primeira etapa ocorrerá de 2 a 19 de maio próximo e será organizada pelas escolas, que definirão a dinâmica de realização das apresentações e análise das obras. A fase regional ficará sob responsabilidade de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), no período de 22 de maio a 29 de junho. A fase estadual será realizada pela Seduc, no dia 31 de agosto.
Nesta edição do Festival, serão consideradas seis categorias, distribuídas em 15 expressões artísticas:
1. Artes visuais
Desenho à mão livre
Pintura
Graffiti
Fotografia
2. Criação literária
Poema
Cordel
Quadrinhos
Crônica
3. Dança
Dança
4. Música
Intérprete
Banda Cover
Autoral
Banda autoral
5. Teatro
Esquete Teatral
6. Cinema
Documentário em curta-metragem