Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Complexo do Pecém é um dos ganhadores do Prêmio INOVAINFRA 2023

O Projeto de Vistoria Remota – Câmera Portátil Integrada ao Sistema de Gerenciamento de Vídeo foi eleito um dos mais inovadores da engenharia brasileira

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém foi um dos vencedores do Prêmio INOVAINFRA 2023, uma iniciativa da Revista O Empreiteiro. O Projeto de Vistoria Remota – Câmera Portátil Integrada ao Sistema de Gerenciamento de Vídeo, desenvolvido pela Gerência de Manutenção, foi eleito na categoria Ferrovias e Portos como um dos mais inovadores da engenharia brasileira. O prêmio foi entregue na noite desta terça-feira (18), em São Paulo.

O projeto foi desenvolvido em 2020, durante a primeira onda da pandemia, quando houve a necessidade de desenvolver um ambiente onde mercadorias pudessem ser inspecionadas remotamente pela Receita Federal. “A partir daí desenvolvemos uma câmera portátil para que o operador local pudesse seguir as orientações do auditor da Receita e levar a câmera até onde fosse necessário. O diferencial é que ela captura as imagens e as transmite em tempo real para o sistema de monitoramento de vídeo (VSM), já armazenando as imagens capturadas 24 horas por dia”, explica Marco Ximenes, gerente de Manutenção do Complexo do Pecém.

O equipamento possui autonomia de até cinco horas, proteção contra chuva e poeira, além de ter visor com informações sobre carga da bateria. É um produto resistente, desenvolvido para aplicações em indústrias e com as principais tecnologias embarcadas presentes em câmeras de segurança, trazendo grandes benefícios para o processo de vistoria portuária.

“Esse prêmio é um reconhecimento aos projetos dos nossos setores que têm se dedicado à inovação. É extremamente gratificante estarmos em posição de tamanho destaque nacional junto a grandes empresas e setores envolvidos no tema”, destaca o diretor executivo de Engenharia do Complexo, Fábio Abreu.

O júri independente foi formado pelos consultores Ricardo Fabel e Sergio Palazzo e por representantes da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (Brasinfra), do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura Engenharia Consultiva (Sinaenco), e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp).




Fonte: Governo do Ceará

Veja mais

Publicidade