Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Transformação digital e saúde da mulher foram ações prioritárias da Seidigi nesta semana

Conferência internacional na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), reunião com pesquisadores alemães, suporte a parcerias interministeriais e muito diálogo sobre a saúde das mulheres no contexto do SUS. Essas foram algumas das agendas da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi) nesta semana.

Confira os principais destaques:

  • Terça-feira (7)

A Secretaria de Informação e Saúde Digital deu suporte à Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em reunião com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, com o objetivo de traçar um plano de ação para alavancar a infraestrutura de conectividade, necessária para avançar na inclusão digital na saúde.

Foi definido que serão priorizadas as Unidades Básicas de Saúde que têm baixa ou nenhuma conectividade e os Distritos Sanitários de Saúde Indígena (DSEIs). O projeto seguirá seu desenho sob a coordenação da Secretária da Seidigi, Ana Estela Haddad, e do Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Sergio Rosa.

  • Quarta-feira (8)

Em evento pelo Dia Internacional das Mulheres, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), a secretária Ana Estela Haddad afirmou que o Brasil se encontra em um momento de reconstrução e união e que, para conseguir reduzir iniquidades em vários setores, o governo federal vai utilizar a transformação digital. A secretária declarou, ainda, que apesar dessa transformação estar ocorrendo de forma rápida, acelerada, ela ainda é desigual e fragmentada.

  • Quinta-feira (9)

Em evento interministerial pela Semana da Mulher, realizado no Ministério da Fazenda, Ana Estela afirmou que o Ministério da Saúde tem como prioridade a transparência ativa, por meio da simplificação de dados de saúde para a população. A secretária informou que o portal do Vacinômetro foi atualizado recentemente com o intuito de deixar as informações acessíveis e mais leves, possibilitando que o público acesse sem comprometer a rede de internet.

  • Sexta-feira (10)

Representada pela secretária Ana Estela Haddad, a Secretaria de Informação e Saúde Digital participou, ao lado da Ministra Nísia Trindade, da aula inaugural ‘Desafios do SUS, Perspectivas para o Complexo Econômico Industrial da Saúde’, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Aos representantes da indústria, a ministra reforçou o papel que a nova secretaria está desempenhando e explicou que, além de melhorar os sistemas de telessaúde e as informações em vários níveis, a saúde digital pode dar celeridade nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Veja mais

Publicidade