A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) recebeu doação de livros infantojuvenis para ampliar o acervo das salas de leitura e bibliotecas instaladas nas unidades socioeducativas. A entrega dos livros foi feita pela gestora da Biblioteca Comunitária Sabiá, Gleiciany Freitas, que também atua como articuladora comunitária, mediadora de leitura e produtora cultural.
“A biblioteca foi fundada em 12 de outubro de 2019, a partir de ações do Coletivo Sabiá e contando com o apoio de outras bibliotecas comunitárias e da própria comunidade da Sabiaguaba”, explica Gleiciany Freitas.
A Seas e o Ministério Público Estadual lançaram, no ano passado, a campanha “Doe Livros, Transforme Vidas”. O tema foi escolhido pelos próprios adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Ao longo da campanha, outras entidades e órgãos aderiram ao projeto vitorioso.
Para a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), esse é um espaço de fomento e incentivo à leitura que surge a partir de ações de protagonismo comunitário, sendo fundamental a participação de seu público nessa perspectiva de gestão compartilhada. “É nesse espírito que registramos e agradecemos a parceria, certos de que esses livros ensejarão jovens a buscar conhecer novas oportunidades e exercitar sua cidadania”, pontuou Ana Dourado, assessora técnica e bibliotecária da Seas.