Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Residência Médica do HGWA forma oito novas especialistas em Pediatria

Seis médicas se especializaram em Pediatria, uma em Medicina Intensiva Pediátrica e outra em Neonatologia

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), formou oito pediatras nessa terça-feira (28). As profissionais foram capacitadas pelo Programa de Residência Médica, iniciativa da Escola de Saúde Pública do Estado (ESP/CE).

Seis médicas se especializaram em Pediatria, uma em Medicina Intensiva Pediátrica e outra em Neonatologia. São elas: Rose Heidy Novais, Jana Alves Dias, Mariane Cavalcante Banhos, Letícia Macambira Pinto, Karla Ribeiro Vasques, Patrícia de Melo Portela, Luanna de Queiroz Lemos e Luana Teixeira Pereira.

As profissionais iniciaram os estudos em 2020. Ao todo, são três anos de formação na residência, atendendo em todos os setores da Pediatria: ambulatório, enfermarias e unidades semi-intensivas, por exemplo. A turma foi acompanhada pelos médicos e preceptores Tiago Assis de Castro (Pediatria), Jocélia Bringel (Neonatologia) e Ricardo Falcão (Terapia Intensiva).

Durante o evento, o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, enalteceu a importância do momento. “É bonito ver a presença de pais nesta solenidade, orgulhosos dessa formação. Às novas colegas especialistas, desejo as boas-vindas. Que vocês continuem com o altíssimo padrão profissional que mantiveram e aperfeiçoaram neste hospital”, afirmou.

Iniciativa da ESP/CE, formação dura três anos

Briand também representou Virgínia Angélica, diretora de Gestão do Cuidado e Ensino do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), instituição gestora do HGWA.

Na ocasião, a residente Rose Novais foi a mestre de cerimônias. “Ser residente em Pediatria no ‘Waldemar’ foi um presente especial para cada uma de nós. Foi um lugar onde fomos melhor acolhidas, compreendidas e lapidadas”, discursou.

A médica pediatra Marfisa de Melo Portela, mãe de uma das novas especialistas, representou os pais de cada residente e emocionou os presentes com palavras de incentivo. “Estudem sempre. Nós, pediatras, nunca podemos perder a sensibilidade. Lidamos com toda a família – mãe, pai, avó. É preciso dar assistência a todos. Procurem sempre se colocar no lugar do outro. Tenham a certeza de que vocês vão levar o legado de preceptores e orientadores que passaram por vocês”.

 



Fonte: Governo do Ceará

Veja mais

Publicidade