A Receita Federal em Minas Gerais realizou, no dia 8 de março, o primeiro evento de destinação temática, exclusivamente voltado para entidades mineiras que promovem os direitos das mulheres. A cerimônia ocorreu de forma simultânea nas seis delegacias do estado, no Dia Internacional da Mulher – afinal, mais do que um dia de comemoração e homenagens, a data é um importante marco na luta e na reafirmação de direitos.
Nessa primeira ação, foram beneficiadas 98 instituições filantrópicas, entre associações, órgãos e organizações e, ao todo, foram destinados mais de 3 milhões de reais em mercadorias. Foi um trabalho amplo e colaborativo que envolveu várias equipes, superintendentes, agentes e delegados.
O evento de doação foi realizado nos seguintes municípios do estado: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia e Varginha.
Em Belo Horizonte, a cerimônia integrou a programação especial do Dia das Mulheres, quando houve a entrega simbólica dos produtos, que será efetivada nos próximos dias. E por que fazer uma entrega simbólica? Para que haja aproximação da sociedade e das diversas entidades que se dedicam à proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade, e também para que essas entidades tenham a oportunidade de conhecer os valores e parte dos diversos rostos e mãos que fazem a Receita.
E foi assim o encontro em BH: das oito instituições beneficiadas na capital, cinco estiveram presentes e se manifestaram com falas conscientes, engajadas e solidárias . Ouvir os depoimentos foi um momento transformador – e fica o que houve de comum em todas as falas, o agradecimento à Receita e a confirmação de como todas as mercadorias vão contribuir para um importante trabalho voltado para o cuidado, a capacitação e a autoestima das mulheres atendidas pelos projetos.
Cada vez mais programas focados na transformação social, como o programa de microcrédito criado por Muhammad Yunus em Bangladesh, ou mesmo como o brasileiro Bolsa Família, são centrados nas mulheres. Essa destinação temática acompanha a tendência mundial.
Garantir os direitos das mulheres: somos todos parte desta Receita!