A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza o segundo encontro do grupo de leitura Barravento – Conversas de Cinema, com mediação de Ana Paula Vieira, assistente da coordenação do Curso Básico em Audiovisual, e Isaac Pipano, coordenador do Curso Básico em Audiovisual da Escola. O primeiro encontro debateu o livro “A Teoria da Bolsa da Ficção”, de Ursula K. Le Guin. Na sequência, o segundo encontro debate a obra “Questões de Imagem e Política”, da cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na próxima sexta-feira, dia 24 de março, às 10h, na Sala B da Escola.
O programa procura abordar conceitos, temas e questões ligadas ao cinema contemporâneo, a partir de autoras/es de diversos campos, como a teoria do cinema, a teoria feminista e queer, os estudos literários, a psicanálise, antropologia, educação e sociologia, transversalmente. Sob a influência do barravento, o vento que vem na direção desses corpos-embarcações, as rodas de conversa são espaços para entrar em sintonia com o debate sobre a produção de imagens e sons, coletivamente, como um modo de ativar encontros para estudo e o fomento a pesquisadora/es independentes. A cada encontro, um único texto é selecionado para a leitura em múltiplas vozes.
O coordenador do Curso Básico em Audiovisual, Isaac Pipano, detalha o que será abordado na continuação dos encontros de Barravento. “No segundo encontro do Barravento, optamos por um ensaio de uma importante cineasta e pesquisadora no campo das imagens, que possui uma crítica ferrenha à tradição do documentário e o modo como esse campo representou historicamente as populações e indivíduos periféricos. Ler Trinh T. Minh-ha é um convite para uma aproximação à ideia de um cinema que se aproximar das pessoas, como ela própria diz, um cinema de perto”, conclui.
Sobre Ana Paula Vieira
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFC (PPGCom | UFC), na linha Fotografia e Audiovisual. Mestre em Artes (PPGArtes ICA | UFC), na linha Arte e Pensamento, e graduada em Cinema e Audiovisual (UFC). Integrante do Laboratório de Estudos e Experimentação em Audiovisual (LEEA-UFC). Coordenou o projeto Cinema no Brejo – Laboratório Rural de Formação e Experimentação Audiovisual, contemplado no Itaú Rumos (edição 2018/2019) e Mostra Cinema no Brejo: Cultivando Olhares, apoiada pela Lei Aldir Blanc 2020. Atualmente, é assistente da coordenação do Curso Básico em Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes.
Sobre Isaac Pipano
Isaac Pipano é professor e realizador, atua no campo do ensino, pesquisa e experimentação com imagens e sons. Doutor em Comunicação (PPGCOM UFF | Estágio Doutoral Sorbonne Nouvelle | Paris 3) e Especialista em Computação e Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação (ICMC-USP). É coordenador do percurso básico de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes, do laboratório de pesquisa Pedagogias da Imagem e do Som e do programa CineLab.Doc, ambos na Universidade de Fortaleza (Unifor). Publicou o livro Cinema de Brincar, com Cezar Migliorin. No campo da realização, participou de projetos de curtas, longas e séries ficcionais e documentais. Atualmente, dirige o programa educativo Mundo-Imagem e desenvolve pesquisa em torno da Educação a Distância e do ensino remoto em interface com a linguagem e os recursos audiovisuais.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes realiza segundo encontro do grupo de leitura Barravento – Conversas de Cinema
Quando: 24 de março, sexta-feira, às 10h
Onde: na Sala B da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público