Dando seguimento ao processo de construção do Plano Museológico participativo, que irá planejar os próximos cinco anos de atividades da Pinacoteca do Ceará, foi aberta nesta segunda-feira (6) mais uma etapa de escuta da sociedade para construirmos a Pinacoteca que queremos. Como parte da Rede de Espaços e Equipamentos da Secretaria de Cultura (Rece), com gestão parceira do Instituto Mirante, o objetivo é dar relevância a processos coletivos e integradores. Entre os dias 6 e 15 de março, a Pinacoteca convida a todos a responderem nossa pesquisa de público, que irá nos ajudar a identificar como os visitantes percebem as instalações e serviços oferecidos, refletindo também sobre as atividades oferecidas e as prioridades em ações futuras.
Além da identificação do perfil do público, as questões avaliam ainda a infraestrutura, exposições, educativo, comunicação e acessibilidade. As respostas são anônimas e sua identidade não será exposta.
Sobre o plano
O Plano Museológico é um documento nos quais estão definidos conceitualmente a missão, a visão, os valores e os objetivos do museu. Devido à sua importância no Brasil, a elaboração do plano museológico é um dos deveres previstos na Lei 11.904 de 2009, que institui o Estatuto de Museus. O documento articula o passado, o presente e o futuro com foco nos programas e atividades que o museu pretende realizar nos próximos cinco anos, visando cumprir a sua função social.
A Pinacoteca do Ceará destaca o caráter participativo do Plano Museológico em suas várias etapas, a partir destes momentos de escuta pública, criação e ampliação de vínculos entre o museu e toda comunidade a ele relacionada, como classe artística e cultural, profissionais da educação e da cultura, movimentos sociais, pessoas e organizações das comunidades vizinhas ao museu, convidando-as em vários momentos a colaborarem na articulação dos seus primeiros passos e na pactuação da sua relevância.
Pesquisa de Público “A Pinacoteca que queremos”
06 a 15 de março de 2023
Acesse o link