O superintendente de Obras Hidráulicas do Ceará, Paulo Ferreira, se reuniu com o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares e com o pró-reitor de administração da Uece, professor Fernando Antônio Alves, para tratar de ações do Sistema de Recursos Hídricos do Ceará que vão garantir a segurança hídrica dos Campus do Itaperi e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), no município de Quixadá
No Campus do Itaperi, a Sohidra vai realizar alguns estudos geofísicos para instalação de poços profundos e intensificar a limpeza dos poços já existentes. No FECLESC, unidade de Quixadá, serão feitos estudos para a construção e instalação de poços profundos, visando aproveitar a água subterrânea para o abastecimento da Faculdade.
Para o superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, os poços vão ampliar oferta hídrica dos Campus. “Essa parceria é muito importante para garantir água em qualidade e quantidade suficiente para o bom funcionamento dos Campus da Uece”.
Poços Profundos no Ceará
A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) perfurou 1.228 poços no ano de 2022, distribuídos em todas as regiões do Ceará. O número é o maior dos últimos quatro anos, ficando atrás apenas do ano de 2018, quando foram perfurados 1.977 poços. A medida tem garantido hoje o abastecimento de cidades inteiras com água subterrânea.
De 2015 a 2023 foram perfurados quase 11 mil poços profundos. O número representa mais de 60% de todos os poços perfurados pela Sohidra nos seus 30 anos de existência.