Identificar competências e atribuições, definir valores e diretrizes, além de mapear os resultados esperados. Estes foram os objetivos da Oficina de Identidade Organizacional realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Essa e outras importantes agendas marcaram a semana da secretaria no Ministério da Saúde.
Confira os principais destaques:
- Segunda (27)
No início da semana, a secretária Isabela Pinto se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e demais secretários e secretárias da pasta, para um encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana. Temas referentes à formação médica e à abertura de novos cursos fizeram parte da pauta.
Durante a tarde, Isabela participou do lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, no Centro de Saúde nº 01, do Guará (DF). A secretária destacou que a mobilização busca conscientizar a sociedade sobre a importância da imunização. “A pandemia de Covid-19 expôs a importância da imunização para proteger a saúde pública e controlar a disseminação do vírus. Muitos brasileiros, no entanto, enfrentaram dificuldades para acessar as vacinas, seja por falta de doses ou informação. Essa realidade agora está mudando”, disse.
Também na segunda-feira, o diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Bruno Guimarães, e a diretora de Programa da SGTES, Laise Rezende, participaram da 210ª Reunião Ordinária da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT/CNS). O objetivo foi debater temas relacionados às políticas públicas de saúde e ações estratégicas do Ministério da Saúde, no âmbito da formação e do trabalho.
Entre as pautas, a criação de um grupo focal para acompanhar a reinstalação da Mesa de Negociação do SUS. “Com o objetivo de validarmos o regime interno da Mesa, faremos uma oficina no dia 10 de março. Os resultados serão apresentados na próxima reunião do CNS, que ocorrerá nos dias 15 e 16 do mesmo mês”, explicou Bruno.
- Quarta-feira (1º)
Entre os dias 1º e 3 de março, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde realizou a Oficina de Identidade Organizacional, com a finalidade de rever, de forma compartilhada, o propósito da secretaria, identificar competências e atribuições, definir valores e diretrizes, além de mapear os resultados esperados.
Na ocasião, foi apresentado o organograma da nova gestão. “Cada movimento nosso, cada ação e responsabilidade, cada competência desenvolvida pela secretaria resulta, ao fim, na qualidade da atenção à saúde”, enfatizou a secretária Isabela durante a abertura.
Ainda na parte da manhã, a secretária palestrou de forma virtual de uma oficina promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, em parceria com a Opas/OMS. No evento foi possível refletir, debater e construir caminhos para garantir, de maneira participativa e democrática, a implementação das ações do Programa de Governo. Na oportunidade, Isabela falou aos participantes sobre a Gestão no Trabalho e da Educação na Saúde.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde