Brasília (DF) – No último dia da Virada Municipalista do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o ministro Waldez Góes se reuniu com parlamentares e gestores municipais dos estados de Rondônia, Ceará e São Paulo. Góes também apresentou programas e ações do Governo Federal nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica e desenvolvimento regional e urbano durante a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Em sua apresentação, o ministro defendeu o diálogo permanente com estados e municípios para que as ações e políticas públicas sejam executadas com celeridade, atendendo as necessidades regionais. Segundo ele, os prefeitos têm grande relevância, pois auxiliam na implementação das ações, promovendo a inclusão social e econômica das famílias.
“O município é onde as pessoas estão e a vida acontece. A visão municipalista será um dos princípios da gestão do presidente Lula”, reafirmou. Saiba mais neste link.
Em seguida, Waldez Góes recebeu o senador Confúcio Moura (MDB), de Rondônia, para uma visita de cortesia. O parlamentar aproveitou o encontro para verificar a tramitação de ações e pedidos de recursos solicitados por municípios do estado atingidos por chuvas intensas.
Waldez Góes em palestra na 24ª Marcha |
Ministro Waldez Góes e senador Confúcio Moura |
Reunião com a deputada Dayany Santil |
Outra agenda foi com a deputada federal Dayany Bittencourt Santil (União/CE). Na pauta, ações de defesa civil nos municípios cearenses afetados por desastres. A parlamentar agradeceu o apoio recebido até o momento e reforçou a necessidade de auxílio do Governo Federal aos municípios na elaboração dos planos de trabalho para acesso a recursos para socorro e atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.
O ministro Waldez Góes reafirmou compromisso do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) de auxiliar todos os municípios afetados por desastres. “Tenha aqui o apoio do ministério para atender as demandas do seu estado. É uma orientação do presidente Lula que não faltem recursos para ações de defesa civil”, ressaltou.
Na última agenda do dia, Waldez Góes recebeu prefeitos da Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo. O presidente da instituição e prefeito de Cordeirópolis, José Adinon Ortolon (MDB), falou em nome dos gestores sobre a necessidade de auxílio federal para as cidades atingidas por fortes chuvas na reunião.
O ministro garantiu aos prefeitos que o Governo Federal dará todo o apoio possível e colocou a equipe do MIDR à disposição para auxiliar no que for preciso para agilizar os trâmites necessários para os reconhecimentos federais de emergência e para os pedidos de recursos para as ações de defesa civil. Participaram do encontro prefeitos e gestores das cidades de Cordeirópolis, Dourado, Corumbataí e Iracemápolis.