Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quarta-feira, prefeitos, gestores e parlamentares dos estados de São Paulo, Alagoas, Pará e Amapá. Também foi realizada agenda com o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre as obras do Canal do Sertão Alagoano, que vai atender cerca de 1 milhão de pessoas quando totalmente concluído.
Na primeira agenda do dia, Waldez Góes recebeu o prefeito de São Sebastião (SP), Felipe Augusto (PSDB/SP), para dar continuidade à agenda de ações de defesa civil no município, que foi atingido por fortes chuvas em fevereiro. Desde o desastre, o MIDR já repassou cerca de R$ 10,3 milhões em ações na cidade, que incluíram a compra de itens de assistência humanitária e limpeza urbana em diversos bairros.
Além disso, uma equipe da Defesa Civil Nacional está no município participando da elaboração de um plano de trabalho para reconstrução das moradias atingidas pelas chuvas intensas de fevereiro.
“Esta é mais uma reunião de trabalho que tivemos para tratar das medidas de respostas, restabelecimento e reconstrução da região atingida em São Sebastião. Fui à cidade, em agenda oficial do Ministério, onde fizemos entregas à população e agora, nesta reunião mais técnica, avançamos muito em vários pontos, como a construção de habitações para os desabrigados e medidas que precisam ser adotadas para que, no futuro, a gente evite desastres como esse”, destacou o ministro Góes.
Segundo o prefeito Felipe Augusto, São Sebastião ainda enfrenta uma situação desafiadora, com cerca de 800 famílias desabrigadas, embora atendidas pelo poder público em abrigos e pousadas locais. “O MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional, está dando apoio total ao nosso município e nos ajudando na recuperação”, disse.
Reunião com prefeita Priscila Gambale e deputados Gilson Daniel e Rodrigo Gambale |
Reunião com o ministro Renan Filho e secretários de Alagoas |
Ministro Waldez Góes e ex-senador Fernando Bezerra |
Reunião com a deputada Renilce Nicodemos | Ministro e deputados do Amapá |
Em seguida, o ministro participou de reunião sobre ações de defesa civil em Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo, onde houve fortes chuvas. Estiveram presentes a prefeita da cidade, Priscila Gambale (PSDB/SP) e os deputados federais Gilson Daniel (PODE/ES) e Rodrigo Gambale (PODE/SP).
Durante o encontro, representantes da defesa civil do município apresentaram plano de trabalho para reconstrução de moradias no município. Cerca de 120 moradias foram destruídas pelas chuvas e 80 famílias ainda estão desabrigadas, vivendo em abrigos ou pousadas.
Outra agenda foi com o ex-senador e ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Em pauta, ações que estão sendo realizadas pelo MIDR, com destaque para a continuidade das obras da Transposição do Rio São Francisco.
O ministro Waldez Góes recebeu, ainda, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o secretário de Infraestrutura de Alagoas, Rui Palmeira. A reunião teve como tema as obras do trecho V do Canal do Sertão Alagoano. Os quatro primeiros trechos já estão em funcionamento. Quando totalmente concluído, o canal vai atender cerca de 1 milhão de pessoas em 42 cidades do estado.
A deputada federal Renilce Nicodemos (MDB/PA) também se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional para apresentar demandas de segurança hídrica da cidade de Igarapé-Açu e de outras cidades do Pará. Além disso, foram tratados assuntos como desenvolvimento regional e defesa civil.
“A pedido do presidente Lula, sempre estamos dialogando com prefeitos, deputados e representantes da sociedade civil para sabermos os problemas de cada localidade. Na área de segurança hídrica, por exemplo, temos disponíveis sistemas de dessalinização e o programa Água Para Todos será relançado em breve para ajudarmos a todos”, declarou o ministro.
“Ficamos quatro anos com o Brasil e parado e, agora, estamos vendo a disposição e o interesse do ministro Waldez e de todo o Governo Federal em ajudar a melhorar o Brasil. Nós temos que resolver algumas situações de segurança hídrica, fazer chegar água potável em algumas regiões do Pará. Além disso, precisamos pavimentar vias ruais para fazer com que nosso estado, como um todo, se desenvolva ainda mais”, declarou a deputada Renilce Nicodemos.
Por fim, o ministro Waldez Góes recebeu os deputados federais professora Goreth Sousa (PDT), Dorinaldo Malafaia (PDT) e Josenildo Abrantes (PDT), do Amapá, para apresentar projetos da pasta e debater ações em prol do estado.