A ministra Nísia Trindade participou, nesta terça (21), de reunião com líderes das bancadas da base de apoio do governo na Câmara dos Deputados. Na oportunidade, a titular do Ministério da Saúde apresentou aos parlamentares as principais ações em andamento na Pasta, como o Movimento Nacional pela Vacinação e a retomada do Mais Médicos. Ela também apresentou pautas de interesse do governo federal junto ao Poder Legislativo.
“A gente quer voltar a ter coordenação nacional, orientação técnica comum. Há questões em que o Ministério da Saúde não pode estar sozinho. Temos discutido isso dentro do governo. Há a questão, por exemplo, do acesso à água no território Yanomami, da contaminação, onde o impacto é na saúde, mas a causa é ambiental. Então, esse é um dos meus objetivos ao final dos cem dias de governo: compor uma comissão de determinantes sociais e ambientais, justamente para trabalhar nessa relação”, disse a ministra aos deputados.
No encontro, Nísia também tratou de ações de vacinação, recuperação de estoques de imunizantes, pactuação com estados e municípios e o desenvolvimento do complexo econômico e industrial da saúde no Brasil. “Nós vamos intensificar, após esses cem dias, a discussão da saúde no processo de industrialização do país, para colocar a saúde não só como política social, mas como política de desenvolvimento. A pandemia mostrou a nossa vulnerabilidade, mas apresentou a potência dos institutos de pesquisas, das universidades e dos laboratórios públicos e privados”, defendeu.
Além de ouvir demandas e tirar dúvidas dos parlamentares, Nísia Trindade falou de ações interministeriais em estudo. Questionada sobre ações no contexto de prevenção de doenças por meio da atividade física, a ministra citou possível parceria com o Ministério do Esporte, no sentido de privilegiar a saúde e o bem-estar para além da questão da competição em si.
Participaram da reunião, entre outras autoridades, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, e o deputado federal e líder do governo na Câmara, José Guimarães.
Nathan Victor
Ministério da Saúde