Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

MIDR apresenta políticas e ações de desenvolvimento regional na Marcha dos Prefeitos

Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou, nesta terça-feira (28), da abertura da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que reúne até o dia 30 prefeitos e gestores municipais de todo o Brasil, é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e um importante espaço para debate de políticas públicas e de projetos e ações do Governo Federal. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deu boas-vindas às autoridades presentes na abertura, entre elas o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma pneumonia.

Em seu pronunciamento, Alckmin defendeu a pauta municipalista e o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras como prioritários na agenda do governo. “Sob a liderança do presidente Lula, reafirmo o compromisso do Governo Federal com o pacto federativo, a reforma tributária e a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas às cidades, onde as pessoas vivem”, afirmou Alckmin.

Em linha com os principais debates do evento neste ano, Waldez Góes saiu em defesa dos municípios e do Pacto Federativo, compromisso do governo Lula. “É orientação do presidente que as políticas públicas estejam disponíveis para todo País e, para isso, os municípios têm grande relevância, pois auxiliam na implementação das ações, promovendo a inclusão social e econômica das famílias que residem nesses locais. Desse modo, a visão municipalista que temos será um marco deste governo, será um dos princípios da gestão do presidente Lula, porque é onde a vida acontece”, disse.

Para o ministro Waldez Góes, a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios fortalece essa ação e a forte presença do Governo Federal no evento reafirma o compromisso com o princípio federativo e, sobretudo, com o fortalecimento da agenda municipalista.

Programação

Durante a Marcha, o MIDR oferecerá aos gestores públicos municipais informações sobre as políticas e programas da pasta. Para a realização desse atendimento, o ministério tem um estande no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com técnicos que irão atender e tirar dúvidas individuais dos gestores municipais.

Além disso, até a quinta-feira (30), o MIDR promove a Virada Municipalista. O ministro Waldez Góes recebe, até essa data, comitivas de prefeitos. É necessário agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. Equipes técnicas do ministério também farão atendimentos individualizados.

Na quinta-feira (30), às 11h, o ministro participará do painel: “Diálogo com o novo governo”, a convite da CMN. O painel será na plenária principal e Waldez Góes abordará ações e áreas de atuação da Pasta. O presidente da CMN, Paulo Ziulkoski, fará a interlocução da apresentação.

A Marcha tem uma programação paralela aos temas centrais e distribuída em arenas técnicas para discutir marco do saneamento, financiamento da educação, assistência social, reorganização do SUS, regulação do transporte público, consórcios, gestão ambiental, turismo, defesa civil, desenvolvimento rural, habitação, cultura, carbono zero, resíduos sólidos, cidades inteligentes e sustentáveis, inovação, LGPD e mobilidade.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade