Complexo industrial, formação, residência, hospitais universitários, saúde bucal e vacinação. Durante a semana, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS/MS) realizou reuniões interministeriais com representantes do governo federal e sociedade civil para tratar dessas pautas e outros assuntos em saúde.
Confira os principais destaques:
- Segunda-feira (27)
O secretário Carlos Gadelha participou, na segunda-feira (27), de uma reunião com ministra da Saúde, Nísia Trindade, e os reitores Antônio Meirelles, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Carlotti, da Universidade de São Paulo (USP), e Pasqual Barreti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Inovação, complexo industrial, formação, residência, hospitais universitários, saúde bucal e vacinação foram alguns dos assuntos do encontro.
Na ocasião, o secretário Gadelha destacou o papel das três universidades, que são referência para o Brasil. “Não podemos separar inovação e formação. Vamos avançar nas parcerias, inclusive com a participação do Ministério de Ciência e Tecnologia”, defendeu.
Pasqual, da Unesp, disse que as universidades estaduais paulistas estão dispostas a colaborar para a reorganização do sistema de saúde do Brasil. “Grande parte das nossas atividades são de formação na área da saúde. Se pudermos otimizar, com a participação da secretaria estadual e do ministério, é uma boa mensagem de que o Brasil pode fazer mais pela saúde e pela educação”, declarou.
Sobre o Movimento Nacional pela Vacinação, o reitor enfatizou que “as universidades sempre ficaram ao lado da saúde e da ciência, como demonstraram na pandemia. Há apoio completo ao Ministério da Saúde”.
Ainda na segunda-feira, o secretário Gadelha participou de uma reunião com a ministra Nísia, o ministro da Educação, Camilo Santana, secretários e diretores, para discutir Revalida, formação médica, residência médica e multiprofissional, além da abertura de novos cursos.
No encontro, a ministra da Saúde apresentou a proposta de criação da Comissão Interministerial para Gestão da Educação na Saúde para somar forças e definir prioridades comuns para as duas pastas.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS/MS) tem como principais competências a formulação, implementação e avaliação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, além de viabilizar a cooperação técnica a estados, municípios e DF.
- Terça-feira (28)
Para realizar uma avaliação inicial do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado na segunda (27) pelo Ministério da Saúde, juntamente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário Gadelha esteve com a ministra Nísia e outros secretários da pasta. A ação tem como objetivo recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil.
- Sexta-feira (3)
Gadelha participou, ainda, da posse do novo diretor do Instituto Nacional de Câncer, Roberto de Almeida Gil, no Rio de Janeiro. A instituição terá papel central para a redução da espera por atendimentos especializados no SUS. O câncer é a principal causa de mortes no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde