Estão abertas as inscrições para o Curso Intermediário de Pesquisa Clínica. São 700 vagas e a qualificação é destinada, prioritariamente, a pessoas graduadas, atuantes em pesquisa clínica e que estejam vinculadas a instituições públicas nacionais. O curso é gratuito e as aulas vão acontecer na modalidade a distância, acompanhadas por tutoria. Interessados devem preencher cadastro até 21 de março.
Graduados em saúde que desejem ingressar na área de pesquisa clínica e graduados em outras áreas poderão se candidatar, desde que desempenhem atividades ligadas diretamente à pesquisa clínica, e serão incluídos caso atinjam a pontuação necessária. O início das aulas está previsto para 10 de maio, com término em 18 de outubro de 2023. A carga horária total é de 70 horas.
O compromisso de qualificar pesquisadores brasileiros está formalizado no Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil, do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tencologia, Inovação e Complexo da Saúde. O documento possui um eixo dedicado à pauta, com o objetivo de promover a formação continuada de recursos humanos em pesquisa clínica, apoiando o desenvolvimento de cursos de curta duração e de programas de pós-graduação stricto e lato sensu.
O curso é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Ministério da Saúde