Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Comissão interministerial e encontro nacional sobre gestão do trabalho e da educação na saúde; confira a atuação da SGTES nesta semana

Instituição da Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde e realização do Encontro Nacional: Trabalho e Educação na Saúde do SUS. Essas foram algumas das agendas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) desta semana.

Confira os principais destaques:

  • Segunda-feira (20)

A secretária Isabela Pinto participou do evento que marcou a retomada do Programa Mais Médicos para o Brasil, realizado no Palácio do Planalto. A cerimônia contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foram anunciadas 15 mil novas vagas, com preferência na seleção para médicos brasileiros formados no País. O investimento é de R$ 712 milhões neste ano. O objetivo é que, até o fim do ano, cerca de 28 mil profissionais estejam fixados em todo o Brasil, principalmente em áreas de extrema pobreza.

Na oportunidade, também foi assinado o decreto que institui a Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde. Composta pelos ministérios da Saúde e Educação, a comissão tem caráter permanente, com função consultiva em relação à ordenação da formação de recursos humanos na área da saúde, em conformidade com as políticas nacionais de educação e saúde, além dos objetivos, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Terça-feira (21)

A abertura do Encontro Nacional: Trabalho e Educação na Saúde do SUS, conduzida pela secretária Isabela Pinto, contou com a presença da ministra Nísia. O evento, que seguiu até quinta-feira (23), integrou as ações do Ministério da Saúde para os primeiros 100 dias de governo e teve como objetivo discutir as prioridades para a gestão do trabalho e da educação na saúde para o SUS.

Foram apresentadas a situação atual e perspectivas da SGTES/MS – políticas, programas e ações; a nova proposta de desenho organizativo da secretaria; além de discutidas as prioridades centrais para o trabalho e educação na saúde, de forma compartilhada, coletiva e ascendente.

A agenda contou com a participação dos secretários e secretárias da pasta, gestores e gestoras municipais, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), organizações sindicais, conselhos de saúde e instituições parceiras.

  • Quinta-feira (23)

A equipe da SGTES/MS foi convidada para um encontro com a ministra Nísia Trindade, no Palácio do Itamaraty. Na ocasião, foram discutidas as ações alcançadas nos 100 primeiros dias da gestão, além de prioridades e perspectivas para o futuro.

“Assumimos uma das missões mais importantes das nossas vidas e que impacta todo o Brasil: reconstruir o SUS, garantindo que todos os brasileiros tenham acesso à saúde de qualidade. Juntos, com diálogo, construção compartilhada, políticas inclusivas e programas fundamentais, construiremos o Ministério da Saúde que queremos”, defendeu a ministra.

No período da tarde, a secretária Isabela Pinto participou do Simpósio Reflexões sobre os Aspectos Regulatórios dos Cursos de Medicina, realizado pela Academia Nacional de Medicina. O evento online foi coordenado pelos acadêmicos Francisco Sampaio, Giovanni Cerri, Rui Maciel e Rossano Fiorelli. Na apresentação, Isabela abordou aspectos sobre a formulação de políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Veja mais

Publicidade