A Gerência Regional da Cogerh de Iguatu e a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) estão prestando apoio técnico à Prefeitura de Santana do Cariri na intervenção do reservatório Tatajuba, de propriedade privada.
A ação é emergencial e tem o objetivo de minimizar riscos às comunidades à jusante (abaixo) da barragem, em caso de sangria. “No momento que o Governo do Estado tomou ciência da situação, foram enviadas equipes para avaliar o reservatório”, explicou o gerente regional da Companhia, Isaac Dias.
Com a diminuição das chuvas no local, as ações preventivas já tiveram início nesta sexta (24). As equipes concentram os esforços em obras de alargamento do canal do sangradouro associada a execução de uma barreira desviando o fluxo de água. “Estamos trabalhando também no lançamento de pedras de grande porte na erosão para proteção e estabilidade da área atingida”, reforçou Isaac.
Segurança e Monitoramento
As 157 barragens monitoradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) têm situação controlada. As estruturas passam por duas inspeções anuais: uma antes e outra após a quadra chuvosa. Enquanto a primeira aponta medidas a serem tomadas pra evitar problemas na quadra, a segunda indica o que fazer pra corrigir eventuais estragos causados pela água das chuvas. Os açudes não monitorados são de responsabilidade dos empreendedores, seja propriedade particular, prefeitura ou de associação.