Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Ciclo Formativo fortalece trabalho de profissionais da Educação Infantil e do Fundamental


A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nessa segunda-feira (20), a abertura do Ciclo Formativo em Rede dos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Ceará para o ano de 2023. A iniciativa visa fortalecer a qualidade da primeira e da segunda etapa da Educação Básica, por meio da vivência de um percurso de trabalho que compreende leituras e discussões, além da construção de registros reflexivos e coleta de dados para diagnóstico de rede. A ação ocorre por intermédio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios.

A solenidade de abertura foi transmitida pelo canal da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) no Youtube. O momento contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela, e da secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace. Também estiveram presentes a coordenadora de Educação e Promoção Social, Aparecida Prado, e a coordenadora de Cooperação com os Municípios para Aprendizagem na Idade Certa, Cristiane Nóbrega.

Ao todo, o Ciclo Formativo contemplará 60,5 mil educadores em todo o estado, ao longo do ano, nos dois níveis de ensino. As discussões serão organizadas em quatro módulos, com momentos presenciais e remotos.

O público das formações é constituído pelas equipes técnicas das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), por coordenadores municipais da Educação Infantil, gerentes regionais do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), além de professores e gestores escolares dos 184 municípios cearenses.

Preparação

Eliana Estrela destaca que o ciclo de formações fortalece a equipe da Educação cearense como um todo. “Este é um momento importante. É preciso refletir sobre o que estamos fazendo e em que precisamos avançar. A formação integral, que nós tanto falamos, deve ser feita considerando o aspecto cognitivo, mas também, a perspectiva socioemocional. Além disso, temos que olhar para a questão da equidade. Agradeço às Secretarias Municipais de Educação, pela parceria importante, e ao time de profissionais que fazem a Seduc, tanto na sede como nas Regionais”, ressalta a secretária.

Emanuelle Grace explica que o ciclo formativo tem foco no aprimoramento do trabalho pedagógico, tendo em vista a aprendizagem das crianças e adolescentes. “Essas formações foram pensadas e desenhadas levando em conta os nosso cenário de resultados preliminares, procurando enxergar fragilidades, para potencializar a aprendizagem dos estudantes. As palestras foram pensadas neste sentido. A infância é a base, onde tudo começa, e precisamos concentrar esforços a partir deste momento da vida”, salienta.

Exposições

O evento teve, ainda, palestras com a pesquisadora Márcia Gil, sobre a formação de professores e a prática pedagógica na Educação Infantil; e com o gestor do Programa de Liderança do Centro Lemann, Rogers Mendes, sobre a importância da formação integral no desenvolvimento das múltiplas dimensões. Além disso, foi apresentada a equipe de profissionais que estão engajados na construção pedagógica dos Ciclos Formativos.

As jornadas formativas estão alinhadas ao trabalho do Programa Mais infância Ceará e do Programa Mais Paic, seguindo os principais documentos norteadores da educação: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC).




Fonte: Governo do Ceará

Veja mais

Publicidade