Técnicos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde participaram da retomada da Comissão Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO). A secretaria foi representada, ainda, no seminário ‘Direito Humano à Alimentação Adequada, Agroecologia e Saúde: Políticas Públicas e Futuro’, onde foram discutidas políticas de futuro com as lideranças brasileiras da agroecologia e produção orgânica. Esses foram alguns dos destaques da SAPS/MS durante a semana.
Confira os destaques:
- Segunda-feira (27)
A ministra Nísia Trindade anunciou a criação de mais 1 mil vagas para o programa Mais Médicos, direcionadas à Amazônia Legal. O anúncio foi feito durante a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Na oportunidade, o secretário Nésio Fernandes falou sobre financiamento e reorganização da Rede de Atenção Primária.
- Terça-feira (28)
Representantes da SAPS participaram do Simpósio de Transformação Digital, com contribuições para a ampliação da conectividade na atenção básica, de forma a entregar boas ferramentas aos profissionais de saúde em ações conjuntas com a Secretaria de Saúde Digital. O evento aconteceu com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
Ainda na terça, Nésio participou da reunião técnica ‘A Abordagem do Curso de Vida: Uma Visão Abrangente e Inclusiva para Sistemas de Saúde e Abordagens de Saúde Pública Hoje’, na República Dominicana.
- Outras atividades
Nésio se reuniu com o secretário executivo da Nippon Foundation, Takahiro Naniri, com a presença de representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e da MORHAN, entidade que luta pela eliminação da Hanseníase.
Em reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), houve destaque para a avaliação de parcerias e ações estratégicas para a Atenção Primária.
Em conjunto com a SVSA, foi realizado o webinário ‘Violência contra a mulher: a importância da vigilância e atenção no enfrentamento’.
Por fim, técnicos da SAPS participaram da 11ª Conferência de Florianópolis, com o objetivo de apresentar um olhar sobre dilemas e desafios da APS e pontos para uma agenda estratégica para a APS do Futuro.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde