A rede pública estadual de ensino cearense tem sete escolas finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Juntas, as unidades de ensino conseguiram classificar nove projetos para a etapa final da mostra. Os estudantes responsáveis pelos trabalhos participarão da avaliação presencial, em São Paulo, entre os dias 20 e 24 de março próximo.
Nos últimos anos, o Ceará consolidou-se como um dos estados tradicionais em participação na Febrace, considerada um dos eventos científicos mais significativos do país, com vários projetos desenvolvidos por alunos das escolas públicas entre os destaques. Estudantes e professores com ideias e projetos inovadores, desenvolvidos nas diversas áreas do saber, demonstram que as soluções para questões vivenciadas no dia a dia em sociedade podem vir da sala de aula, por meio do incentivo à prática científica.
Confira algumas das notícias relacionadas ao desempenho dos jovens cearenses na Feira ao longo do tempo:
Professora cearense de Aurora concorre ao Prêmio Professor Destaque da Febrace 2022
Projeto de escola de Iracema é destaque na Febrace e credencia-se para feira internacional
Rede estadual tem nove projetos de escolas finalistas da Febrace 2021
Projetos desenvolvidos por estudantes cearenses são premiados na Febrace
Escolas Júlio França, Ronaldo Caminha e Figueiredo Correia são premiadas na Febrace
EEFM Militana Paes está entre as quatro premiadas na Febrace 2017
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis.
Trabalhos da rede pública estadual finalistas na 21ª Febrace
APROVEITAMENTO DE COPRODUTO AGROINDUSTRIAL DE GOIABA (PSIDIUM GUAJAVA) NA OBTENÇÃO DE FILMES POLIMÉRICOS BIODEGRADÁVEIS
EEMTI Marconi Coelho Reis, CASCAVEL-CE
AGR – 407 Ciência e Tecnologia de Alimentos
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS BOMBAS DE SEMENTES NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE TRECHO DA MATA CILIAR DO RIACHO DAS TIMBAÚBAS – ETAPA II
E.E.M. Governador Adauto Bezerra, Juazeiro do Norte-CE
BIO – 205 Ecologia
CAMINHOS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR: A APLICAÇÃO DO POTENCIAL NUTRICIONAL E CULINÁRIO DA CHAYA (CNIDOSCOLUS ACONITIFOLIUS)
EEM Governador Adauto Bezerra, Juazeiro do Norte-CE
SOC – 510 Serviço Social
DO LIXO ESCOLAR À PAPELARIA ARTESANAL: RECICLAGEM DE PAPEL E EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL
EEFM Doutor Gentil Barreira, FORTALEZA-CE
BIO – 201 Biologia Geral
FILTRO ECOLÓGICO DE BAIXO CUSTO, PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA, FEITO À BASE DE CARVÃO ATIVADO PROVENIENTE DA BIOMASSA DA JUREMA PRETA (MIMOSA HOSTILIS) – PROJETO TAC
EEEP Antonio Rodrigues de Oliveira, PEDRA BRANCA-CE
EXA – 107 Química
PC BOARD: COMPÓSITO PRODUZIDO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MESOCARPO DO COCOS NUCÍFERA E DO POLIESTIRENO EXPANDIDO
EEM Maria Conceição de Araújo, Acaraú-CE
ENG – 707 de Materiais e Metalúrgica
PREDIÇÃO DE MICRORNAS CONTRA A REPLICAÇÃO MOLECULAR DO SARS-COV-2: UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL
EEFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, IRACEMA-CE
BIO – 202 Genética
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO DESCARTE CONSCIENTE DE E-LIXO
EEFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, IRACEMA-CE
BIO – 205 Ecologia
VAMOS DAR UM ROLÊ: SKATE COMO PRÁTICA LIBERTADORA
EEEP Eusébio de Queiroz, EUSÉBIO-CE
HUM – 608 Educação