O novo boletim Infogripe, divulgado nesta sexta (3) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela que praticamente todo o Brasil permanece com um cenário positivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, a maioria dos estados apresentam patamar de casos relativamente baixo, quando comparado com o histórico dos últimos anos. Segundo o estudo, apenas Acre, Amazonas e Maranhão apresentam tendência de alta.
De acordo com a Fiocruz, os dados indicam predomínio dos casos positivos para (Covid-19) em todas as faixas etárias a partir de 5 anos, com maior destaque na população adulta.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de:
- Influenza A: 0,9%;
- Influenza B: 0,7%;
- Vírus sincicial respiratório: 18,8%;
- Coronavírus: 71,3%.
Já em relação às mortes:
- Influenza A: 1,1%;
- Influenza B: 0%;
- Vírus sincicial respiratório: 1,5%;
- Coronavírus: 94,7%.
Cenário epidemiológico da Covid-19
A média móvel de casos de Covid-19 no Brasil está em 11,3 mil, o que representa uma queda de 32% em relação a 14 dias atrás. Já a média móvel de óbitos é a menor em 15 dias: está em 87, queda de 13% em relação a 14 dias atrás.
O Ministério da Saúde relembra que o único meio de manter a baixa nos casos da doença é por meio da vacinação, inclusive com as doses de reforço. Busque uma unidade de saúde mais próxima para reforçar sua proteção. Todas as vacinas disponibilizadas no sistema público de saúde foram testadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se mostraram eficazes e seguras.
Nathan Victor
Ministério da Saúde