O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, reiterou o apoio do Brasil ao papel de liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas ações de saúde que envolvam o mundo. Nesta semana, Gadelha representa o Brasil em série de agendas do Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça.
“Gostaríamos de expressar nossa gratidão e reiterar nosso apoio para que a OMS continue no centro da arquitetura global de prevenção, preparação e resposta a emergências de saúde”, disse o secretário, reforçando o interesse brasileiro em retomar a agenda de protagonismo junto à organização.
Gadelha acrescentou que o trabalho da OMS deve permanecer forte não apenas para garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde, mas também respeitar e promover os direitos humanos e a igualdade racial e de gênero.
Na segunda-feira (30), em discurso, Gadelha já havia destacado também o retorno do Brasil ao protagonismo na saúde global e o papel central da ciência na atuação do Ministério da Saúde. Na oportunidade, o secretário anunciou que fará uma proposta de resolução sobre saúde dos povos indígenas para adoção na próxima Assembleia Mundial da Saúde, que acontece em maio.
Ministério da Saúde