Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Bece abre inscrições para Ciclos Formativos em Escritas e Mediação de Leitura

As aulas acontecem de forma híbrida

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, abre inscrições para o Pomar – Ciclos Formativos em Escritas e Mediação de Leitura. As aulas acontecem nos dias 14, 15, 16, 24 e 25 de fevereiro, na Biblioteca Pública e no Youtube.

A iniciativa da Coordenação Ação Cultural e Educativa da Bece entrelaça temporalidades (passado, presente e futuro) com os três temas norteadores do Pomar – Laboratórios de Escritas e Mediação de Leitura: Infância, Ancestralidade e Cidadania. “Estes cinco encontros previstos abrem espaço para conhecermos caminhos comuns que ampliam o conhecimento sobre o poder da palavra e fabulação na transformação da sociedade”, afirma Fernanda Meireles, coord. Ação Cultural e Educativa.

 

O Ciclos Formativos reúne grandes nomes da escrita e da mediação de leitura nacional, como: Karen Worcman e Pablito Aguiar; Sarah Diva e Vinícios Ferraz; Tatiane Sousa e Tino Freitas; Stênio Gardel e Socorro Acioli; Emi Teixeira e Laura Daviña.

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, em todas as aulas ou selecionar as que desejam participar. As vagas são limitadas e para maiores de 16 anos. As inscrições acontecem via formulário online. Clique aqui! A certificação será emitida para quem participar de, no mínimo, três aulas.

Confira abaixo os módulos ofertados no Pomar – Ciclos Formativos em Escritas e Mediação de Leitura

Dia 14/02
Aula 1: “Histórias de vida que mudam vidas”, com Karen Worcman (SP) e Pablito Aguiar (RS)
19h às 21h | Youtube da Bece

A escrita autobiográfica, as biografias e a escuta das histórias de vida criam um tipo específico de literatura e são capazes de influenciar realidades. Como reconhecemos o impacto das vidas escritas e quais vidas se apresentam dignas de registro na literatura brasileira? Através das narrativas de quem trabalha com a matéria viva que são os relatos de vidas, revela-se o elemento comum da condição humana: a necessidade de contar de si, partilhar histórias e seus efeitos transformadores.
Dia 15/02 | Aula 2: “A leitura do mundo antes da escrita dos livros”, com Sarah Diva Ipiranga e Vinícios Ferraz
19h às 21h | Youtube da Bece

Através do olhar de Paulo Freire, quais experiências de mediação de leitura trazem em si a capacidade de inclusão junto a pessoas não-alfabetizadas ou em fase de letramento? Buscando cruzamentos entre os saberes acadêmicos e saberes adquiridos em movimentos sociais e/ou iniciativas populares, enfocamos abordagens mescladas e fecundas para os horizontes das práticas em mediação de leitura.
Dia 16/02 | Aula 3: “Crianças narradoras transformando realidades”, com Tatiane Sousa e Tino Freitas
19h às 21h | Sala Multiuso da Bece

Ao observar a força infantil da fabulação e da recepção das histórias, abre-se diante de nós um caminho para a liberdade da invenção, elemento fundamental enquanto construção e reconstrução da dignidade humana e social. Aguçar o olhar e expandir o conhecimento sobre a criança leitora e autora são estratégias que devem ser compartilhadas em busca de situações que promovam a autonomia criativa e criticidade dos leitores, mesmo na fase inicial de letramento.
Dia 24/02 | Aula 4: “A velhice como reinvenção de si na literatura”, com Stênio Gardel e Socorro Acioli19h às 21h | Sala Multiuso da Bece

Qual o lugar dos velhos nas narrativas publicadas e premiadas atualmente? Ressaltar o valor das longas trajetórias de experiências e conseguir fazê-las material de ficção é também recriar o mundo comum. Vamos conhecer quais representações da velhice se deslindam no projeto poético de dois grandes nomes da nova literatura brasileira.
Dia 25/02 | Aula 5: “A cidade enquanto espaço de leitura e escrita”, com Emi Teixeira e Laura Daviña (SP)
10h às 12h (teórica) | Sala Multiuso da Bece
14h às 18h (prática) | Bece

Quando a literatura se expande para além do objeto livro e toma a cidade enquanto página, tema e ateliê, temos a evocação da ideia que a literatura é também uma forma de arte visual. Ler as cidades enquanto publicações mutantes e efêmeras através da arte urbana (com foco em cartazes, lambe-lambes e murais de papel) é uma maneira de mapear escritas coletivas e celebrar sua diversidade.

Serviço

Pomar – Ciclos Formativos em Escritas e Mediação de Leitura
Dias 14, 15, 16, 24 e 25 de fevereiro, horários diversos
Na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, centro, Fortaleza/CE)
Gratuito
Saiba mais em:



Fonte: Governo do Ceará

Veja mais

Publicidade