Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Assembleia Legislativa aprova criação do Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas

Texto, enviado no início do mês, também pontua a necessidade da realização de exames complementares e consultas especializadas na ação

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei autorizando a criação do mutirão de cirurgias eletivas no Estado. Uma das prioridades do Governo do Ceará, a ação tem o objetivo de dar celeridade ao processo de andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com cerca de 60 mil cearenses. A mensagem também pontua que a realização de exames complementares e consultas especializadas fazem parte do mutirão.

Nomeado “Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na Rede Pública de Saúde”, o documento enviado à Alece destaca a realização da ação em espelhamento ao plano nacional que tem o mesmo propósito.

Chamamento

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os procedimentos incluídos no mutirão serão realizados em cerca de 70 unidades de saúde, entre elas clínicas aptas a cirurgias de catarata, hospitais-polo e unidades estratégicas. As unidades serão selecionadas mediante chamamento público. O edital deve ser lançado ainda em fevereiro.

Demandas

Responsável pela execução do mutirão, a Sesa mapeou as principais demandas de procedimentos que já estão cadastradas no sistema de saúde do Estado.

– Remoção de vesícula
– Implante de prótese no joelho
– Cirurgia de correção das mamas
– Remoção de cálculos renais
– Cirurgia de catarata



Fonte: Governo do Ceará

Veja mais

Publicidade