Na segunda-feira, Abdoulaye Batido, que é também o Representante Especial do Secretário-Geral, Instou o governo para alocar os recursos apropriados, intensificar os esforços políticos para acabar com o impasse e restabelecer a legitimidade das instituições líbias através de eleições.
Após a conclusão da última reunião da Comissão Militar Conjunta (5+5) em Sirte, segunda-feira, @Bathily_UNSMIL exortou as autoridades nacionais a comprometerem-se novamente a apoiar plenamente a aplicação do acordo de cessar-fogo de 2020 na Líbia.
https://t.co/vifRtckTpC
UNSMIL
UNSMILibya
‘Espírito de unidade’
Desde a derrubada em 2011 do ex-governante Muammar Gadaffi, a Líbia, rica em petróleo, mergulhou em múltiplas crises que dividiram o país entre administrações rivais – um Governo de Acordo Nacional (GNA) reconhecido pela ONU, com sede na capital Trípoli, e o do autodenominado Exército Nacional Líbio (LNA), liderado pelo general Khalifa Haftar.
Bathily, que presidiu as reuniões de dois dias, elogiou o JMC – representantes militares de lados opostos, chamados de 5+5 – por sua “determinação e compromisso com a paz e a estabilidade na Líbia e sua unidade e integridade”.
E pediu aos líderes políticos que “mostrem o mesmo espírito de unidade e abnegação que seus irmãos de uniforme na Comissão Militar Conjunta, a fim de superar a crise atual”.
‘Instrumento de esperança’
O alto funcionário da ONU reiterou o apoio da ONU ao JMC e às instituições líbias relevantes em seus esforços para reunificar as instituições militares e de segurança e retirar os mercenários, o que está de acordo com o plano de ação para preservar a integridade territorial da Líbia.
Além disso, ele enfatizou a necessidade de identificar maneiras de envolver os países vizinhos para acabar com a presença dessas forças em solo líbio e pediu à comunidade internacional que apoie o JMC 5 + 5 como “um instrumento de esperança para todos os líbios”.
Entre outros assuntos discutidos na reunião, o JMC falou sobre o envolvimento de grupos armados com o objetivo de criar um ambiente propício para a paz e a segurança sustentáveis na Líbia.
A sessão de encerramento contou com a presença de uma equipe visitante da sede da ONU encarregada de avaliar como a UNSMIL está implementando as recomendações feitas por um Revisão Estratégica Independente realizada no ano passado.
A revisão destinava-se a melhorar a execução da Missão em suas tarefas mandatadas para melhor atender às expectativas do povo e das instituições líbias em relação à paz e à estabilidade.