Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Rio lança livro sobre urbanistas que trabalharam na formação da cidade

Rio lança livro sobre urbanistas que trabalharam na formação da cidade

O livro Mulheres e a construção da cidade: histórias do urbanismo do Rio de Janeiro, lançado na última semana no Museu de Arte Moderna (MAM-Rio), apresenta a trajetória de oito urbanistas que contribuíram para o planejamento, formação e desenho da capital fluminense. São elas: Angela Fonti, Carmen Portinho, Helia Nacif, Iracy Ozorio, Leticia Hazan, Nina Rabha, Olga Campista, e Verena Andreatta.

A obra foi idealizada e organizada pela ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Claudia Escarlate, e contou com o apoio da atual presidente, Laura Di Blasi, para sua finalização. Claudia conta que, com a aproximação do congresso Rio Capital da arquitetura em 2021, estava mais que na hora de divulgar o trabalho invisível das mulheres urbanistas que tiveram atuação no século XX.

A arquiteta Claudia Escarlate, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. organizadora do livro Mulheres e a construção da cidade: histórias do urbanismo do Rio de Janeiro.

A arquiteta Claudia Escarlate, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. organizadora do livro Mulheres e a construção da cidade: histórias do urbanismo do Rio de Janeiro. – Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Apaixonadas pelo Rio

“A paisagem protegida pela Unesco, a Orla do Rio com as ciclovias e o MAM têm por trás uma série de ações arquitetônicas, artísticas e culturais construídas ao longo século passado por mulheres servidoras públicas apaixonadas pela cidade. Elas foram escolhidas por sua representatividade e por serem na maior parte as primeiras que abriram caminho para nós”, disse a arquiteta e urbanista.

“Por exemplo, Carmem Portinho foi a primeira mulher a trabalhar com obras na cidade do Rio de Janeiro e teve uma enorme contribuição para a arquitetura moderna carioca, Angela Fonti foi a primeira mulher a assumir a Secretaria de Obras e Helia Nacif, a primeira a assumir a pasta de Urbanismo”, acrescentou Claudia.

A arquiteta Angela Fonti, uma das homenageadas no livro Mulheres e a construção da cidade: histórias do urbanismo do Rio de Janeiro. do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

A arquiteta Angela Fonti, uma das homenageadas no livro Mulheres e a construção da cidade: histórias do urbanismo do Rio de Janeiro. do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. – Fernando Frazão/Agência Brasil

 

A organizadora do livro destaca que tradicionalmente os homens estavam à frente no urbanismo e nas obras urbanas. “Os registros históricos sobre as mulheres são poucos. Não podemos retroceder e a memória contidas nessas biografias fortalecem as mulheres agora que muitas assumem cargos importantes no quadro municipal”, completa Claudia.

A arquiteta e urbanista no Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Paula de Oliveira Camargo, pesquisadora e autora de dois perfis da obra, lembra que quatro urbanistas retratadas estão vivas: Angela Fonti, Leticia Hazan, Olga Campista e Verena Andreatta.

“A Helia Nacif faleceu durante o período da pesquisa. As que estão vivas foram entrevistadas e foi feito um perfil baseado nas entrevistas com elas. As que já faleceram, foram realizadas entrevistas com familiares e amigos e pesquisas em acervo, publicações e hemeroteca digital”, lembra Paula.

Na avaliação de Paula, a trajetória dessas oito mulheres é inspiradora não só para quem tem interesse no tema, mas também para jovens arquitetas, urbanistas e estudantes que querem trabalhar no setor público e no tema das cidades. “Eu acho que o livro pode ser uma inspiração para as novas gerações e para as servidoras públicas que tantas vezes têm seu trabalho invisibilizado no seu dia a dia”.

O livro é uma publicação da Prefeitura do Rio em parceria com a TIX Edições e Arte.

Agência Brasil

Veja mais

Publicidade