Tedros anunciado a criação do Conselho Acelerador de Vacinas contra a Tuberculose em um painel de alto nível no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.
Uma lição fundamental da #COVID19 é que intervenções inovadoras de saúde podem ser realizadas rapidamente, se forem priorizadas politicamente e financiadas adequadamente. Acreditamos que o #tuberculosis campo se beneficiará de uma coordenação de alto nível semelhante. https://t.co/3NdhSMlzd7 #wef23 #EndTB
Tedros Adhanom Ghebreyesus
Dr. Tedros
Durante seu discurso de abertura, ele observou que uma das lições mais importantes do COVID-19 a resposta é que intervenções de saúde inovadoras podem ser realizadas rapidamente se forem priorizadas politicamente e financiadas adequadamente: nenhuma nova vacina contra a tuberculose foi licenciada em um século, apesar de seu impacto na saúde humana.
“Os desafios apresentados pela TB e pela COVID-19 são diferentes, mas os ingredientes que acelerar a ciência, a investigação e a inovação são os mesmos: investimento público urgente e inicial; apoio da filantropia; e engajamento do setor privado e das comunidades”, disse Tedros. “Acreditamos que o campo da TB se beneficiará de uma coordenação semelhante de alto nível.”
Sem abrandamento
O novo Conselho destina-se a reunir financiadores, agências globais, governos e pessoas com tuberculose, na identificação e superação de barreiras ao desenvolvimento de vacinas.
TUBERCULOSE, também conhecido como consumo, é causado por bactérias que afetam principalmente os pulmões. É espalhado pelo ar quando alguém que tem tuberculose tosse, espirra ou cospe.
A doença é curável e evitável, mas, apesar dos compromissos globais para acabar com a tuberculose até 2030, a epidemia não mostra sinais de desaceleração, diz QUEM.
Em 2021, cerca de 10,6 milhões adoeceram com a doença e 1,6 milhão morreram dela. A resistência aos medicamentos continua a ser um grande problema, com cerca de meio milhão de pessoas desenvolvendo tuberculose resistente a medicamentos a cada ano.
Uma única vacina
Atualmente, a vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG), desenvolvida em 1921, é a única vacina licenciada contra a tuberculose. Embora a BCG forneça eficácia moderada na prevenção de formas graves de TB em lactentes e crianças pequenas, ela não protege adequadamente adolescentes e adultos, que representam quase 90% das transmissões de TB em todo o mundo.
Recentemente comissionado pela OMS um estudo sobre o investimento em novas vacinas contra a tuberculose, que estima que, ao longo de 25 anos, uma vacina que seja 50% eficaz na prevenção de doenças entre jovens e adultos poderia evitar até 76 milhões de casos de tuberculose.
Além disso, cada dólar investido em uma vacina 50% eficaz poderia gerar um retorno econômico de US $ 7 em termos de custos de saúde evitados e aumento da produtividade. Além disso, cerca de 8,5 milhões de vidas poderiam ser salvas, bem como US $ 6,5 bilhões em custos enfrentados pelas famílias afetadas pela TB, especialmente para os mais pobres e vulneráveis.
Enquanto isso, uma vacina com 75% de eficácia poderia evitar até 110 milhões de novos casos de tuberculose e 12,3 milhões de mortes.
Os países se reunirão no final deste ano para uma Reunião de Alto Nível da ONU para revisar o progresso dos compromissos assumidos em uma declaração política de 2018 sobre a luta contra a tuberculose. A OMS descreveu o evento como uma oportunidade importante para corrigir contratempos na resposta ao vírus, que inclui o desenvolvimento urgente e a entrega de novas vacinas contra a tuberculose.