Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

OMS lança Conselho para desenvolver vacinas contra a tuberculose, na esperança de salvar milhões de vidas

OMS lança Conselho para desenvolver vacinas contra a tuberculose, na esperança de salvar milhões de vidas

Tedros anunciado a criação do Conselho Acelerador de Vacinas contra a Tuberculose em um painel de alto nível no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.

Tweet URL

Durante seu discurso de abertura, ele observou que uma das lições mais importantes do COVID-19 a resposta é que intervenções de saúde inovadoras podem ser realizadas rapidamente se forem priorizadas politicamente e financiadas adequadamente: nenhuma nova vacina contra a tuberculose foi licenciada em um século, apesar de seu impacto na saúde humana.

“Os desafios apresentados pela TB e pela COVID-19 são diferentes, mas os ingredientes que acelerar a ciência, a investigação e a inovação são os mesmos: investimento público urgente e inicial; apoio da filantropia; e engajamento do setor privado e das comunidades”, disse Tedros. “Acreditamos que o campo da TB se beneficiará de uma coordenação semelhante de alto nível.”

Sem abrandamento

O novo Conselho destina-se a reunir financiadores, agências globais, governos e pessoas com tuberculose, na identificação e superação de barreiras ao desenvolvimento de vacinas.

TUBERCULOSE, também conhecido como consumo, é causado por bactérias que afetam principalmente os pulmões. É espalhado pelo ar quando alguém que tem tuberculose tosse, espirra ou cospe.

A doença é curável e evitável, mas, apesar dos compromissos globais para acabar com a tuberculose até 2030, a epidemia não mostra sinais de desaceleração, diz QUEM.

Em 2021, cerca de 10,6 milhões adoeceram com a doença e 1,6 milhão morreram dela. A resistência aos medicamentos continua a ser um grande problema, com cerca de meio milhão de pessoas desenvolvendo tuberculose resistente a medicamentos a cada ano.

Uma única vacina

Atualmente, a vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG), desenvolvida em 1921, é a única vacina licenciada contra a tuberculose. Embora a BCG forneça eficácia moderada na prevenção de formas graves de TB em lactentes e crianças pequenas, ela não protege adequadamente adolescentes e adultos, que representam quase 90% das transmissões de TB em todo o mundo.

Recentemente comissionado pela OMS um estudo sobre o investimento em novas vacinas contra a tuberculose, que estima que, ao longo de 25 anos, uma vacina que seja 50% eficaz na prevenção de doenças entre jovens e adultos poderia evitar até 76 milhões de casos de tuberculose.

Além disso, cada dólar investido em uma vacina 50% eficaz poderia gerar um retorno econômico de US $ 7 em termos de custos de saúde evitados e aumento da produtividade. Além disso, cerca de 8,5 milhões de vidas poderiam ser salvas, bem como US $ 6,5 bilhões em custos enfrentados pelas famílias afetadas pela TB, especialmente para os mais pobres e vulneráveis.

Enquanto isso, uma vacina com 75% de eficácia poderia evitar até 110 milhões de novos casos de tuberculose e 12,3 milhões de mortes.

Os países se reunirão no final deste ano para uma Reunião de Alto Nível da ONU para revisar o progresso dos compromissos assumidos em uma declaração política de 2018 sobre a luta contra a tuberculose. A OMS descreveu o evento como uma oportunidade importante para corrigir contratempos na resposta ao vírus, que inclui o desenvolvimento urgente e a entrega de novas vacinas contra a tuberculose.



ONU

Veja mais

Publicidade