Os Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde têm a satisfação de anunciar que o Dr. Jarbas Barbosa tomou posse hoje, 31 de janeiro, em Washington, como Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mandato 2023-2028.
A Ministra da Saúde, Nisia Trindade, chefiou a delegação brasileira que participou da cerimônia.
O Brasil renova seu compromisso de longo prazo com a cooperação e a solidariedade interamericanas para a realização do direito de toda pessoa de desfrutar o mais elevado nível possível de saúde física e mental. Reforça, ainda, seu papel no cenário internacional de saúde, que tem no Sistema Único de Saúde (SUS) uma referência mundial de sistema público universal.
Médico sanitarista e epidemiologista com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado e Doutorado pela Universidade de Campinas, o Dr. Jarbas Barbosa acumula extensa trajetória nos níveis municipal, estadual e federal do SUS e também no âmbito internacional. Na OPAS, exerceu o cargo de Vice-Diretor entre 2018 e 2022 e foi porta-voz da Organização durante a pandemia da Covid-19. De 2015 a 2018, foi Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Ministério da Saúde, ocupou posições de destaque entre 1994 e 2015, entre elas a de Secretário de Vigilância em Saúde e Secretário de Ciência e Tecnologia. Sua trajetória acadêmica inclui a publicação de mais de 70 artigos científicos e livros sobre diversos temas de saúde pública.
A Organização Pan-Americana da Saúde completou 120 anos em 2022. É a agência especializada em saúde do Sistema Interamericano e também atua como Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da sede em Washington, conta com 27 representações e três centros especializados nos países das Américas.