Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Madagáscar: projeto de ajuda inovador oferece esperança para um futuro sustentável

Madagáscar: projeto de ajuda inovador oferece esperança para um futuro sustentável

Concentrando-se nas regiões remotas de Androy e Anosy – cerca de quatro horas de carro da capital, Antananarivo – PAMIniciativa de Rápida Transformação Rural da oferece centros movidos a energia solar, uma fonte de água sustentável e check-ups de saúde digital, em parceria com o Governo.

Os benefícios para as comunidades são múltiplos e bem-vindos: energia, água e plataformas digitais, todas fornecidas de maneira ambientalmente responsável e sustentável, disse a agência da ONU.

Tweet URL

Impulsionando o empoderamento

Igualmente importante, o projeto busca estimular o desenvolvimento das bases, ao mesmo tempo que responde às necessidades mais prementes das comunidades rurais. Se for bem-sucedido, o PAM planeja levar a ideia a outras aldeias e regiões.

“Com este projeto piloto, facilitaremos a transformação rural, mesmo em áreas geograficamente isoladas, através do fornecimento de água limpa para irrigação, a operação de instalações de saúde, a expansão de oportunidades empresariais e o desenvolvimento de suas cadeias de valor agrícolas “, disse Jocelyn Raharimbola, governadora da região de Anosy.

“Após anos de insegurança alimentar, os dados no terreno mostram uma melhoria na situação nutricional. graças a intervenções de emergência e colaboração com agências como o PMA”.

A iniciativa é gerida pelas autoridades regionais e permite que os parceiros ofereçam serviços adicionais, incluindo formação empresarial para mulheres e membros mais jovens da comunidade.

As aulas estão disponíveis on-line sobre sustentabilidade, habilidades de negócios e agricultura, que é aprimorada por sistemas de irrigação por gotejamento e hidroponia movidos a energia solar facilmente instalados. O programa uma abordagem ambientalmente responsável e sustentável é um “divisor de águas“, afirmou Tomson Phiri, Líder de Comunicações Regionais do PAM e Porta-voz para a África Austral.

Sol abundante

“Se há algo que as pessoas no sul têm, é a abundância de luz solar; está quente, está seco… estamos estabelecendo centros movidos a energia solar que fornecerão uma fonte de água sustentável para os locais que visitei, introduzimos as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nessas áreas remotas”.

Phiri, falando via Zoom da capital, Antananarivo, disse a jornalistas em Genebra que Madagascar disse que, embora fosse a temporada de ciclones no norte, o sul estava passando por condições de quase seca.

A insegurança alimentar continua a ser uma ameaça sempre presente, continuou o porta-voz do PMA, com 2,2 milhões de pessoas nas regiões sul e sudeste de Madagáscar a enfrentarem elevados níveis de insegurança alimentar durante o período de pré-colheita entre agora e abril de 2023.

Os efeitos combinados da seca, da COVID-19 e do aumento da insegurança minaram a já frágil situação de segurança alimentar e nutricional da população do sul de Madagáscar.
PMA/Tsiory Andriantsoarana

Os efeitos combinados da seca, da COVID-19 e do aumento da insegurança minaram a já frágil situação de segurança alimentar e nutricional da população do sul de Madagáscar.

Registro invejável

Madagáscar está entre os 10 países mais vulneráveis a desastres do mundo e é considerado o país mais exposto a ciclones em África, de acordo com o PAM.

A agência da ONU acrescentou que as regiões de Androy e Anosy estão no fim agudo da crise climática e têm altas taxas de desnutrição crônica entre crianças menores de cinco anos.

A iniciativa Rapid Rural Transformation (RRT) combina duas estratégias de mitigação de riscos climáticos para ajudar as pessoas: melhor gestão dos recursos naturais através de técnicas agrícolas aprimoradas para proteger a produção de alimentos e diversificar seus meios de subsistência para resistir a choques climáticos.

O PAM da ONU é a maior organização humanitária do mundo que salva vidas em emergências e usa a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade para as pessoas que se recuperam.g de conflitos, desastres e o impacto das mudanças climáticas.



ONU

Veja mais

Publicidade