Os moradores do bairro Ivoturucaia, em Jundiaí (SP), estão se queixando sobre o descarte inadequado de lixo em um terreno na rua César Cozin.
Eles afirmam que os objetos descartados vão desde sapatos, roupas e madeiras até fios, vaso sanitário e material de construção. Além disso, os moradores também relatam que o lixo tem atraído animais como escorpiões e insetos.
Com as recentes chuvas, a água também acumulou no local, tornando-o um criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Além do descarte irregular de lixo, os moradores também relatam que o terreno é usado para desova de veículos roubados. Eles relataram que pelo menos quatro veículos roubados já foram encontrados no local.
A prefeitura informou em nota que o local já foi mapeado para limpeza e que duas multas por descarte irregular foram aplicadas neste ano. A cidade também tem sete ecopontos onde os moradores podem descartar restos de construção e material reciclável.
Os moradores do Jardim Leocádia, em Sorocaba (SP), também estão enfrentando problemas com a grande quantidade de lixo e entulho descartados.
Os moradores podem descartar, de forma gratuita, até 1 m³ de resíduos inertes nos ecopontos por vez. Sorocaba conta com 04 unidades que funcionam de segunda-feira à sexta-feira das 7 às 17h e aos sábados das 7 às 12h, exceto feriados.
Moradores podem denunciar a situação pelo 156 ou pelo WhatsApp (15) 99129-2426.