Na noite desta quinta-feira (19), o São Paulo foi à Araraquara enfrentar a Ferroviária pela segunda rodada do Campeonato Paulista 2023 e venceu o time local por 2 a 1, de virada e com um jogador a menos, com gols marcados por David, estreante, e Galoppo.
O Tricolor foi escalado pelo técnico Rogério Ceni com Rafael no gol; Igor Vinícius, Alan Franco, Ferraresi e Welington na defesa; Pablo Maia, Jhegson Méndez e Wellington Rato, no meio; com Luciano, Calleri e David no ataque.
Atuando sobre um gramado muito encharcado, o São Paulo demorou a se encontrar na partida e sofreu um gol dos donos da casa logo aos quatro minutos, marcado por Heitor. Com o avançar do relógio, porém, os são-paulinos passaram a dominar a partida e a construir jogadas, levando perigo à meta adversária, principalmente com Wellington Rato e Calleri.
Aos 19 minutos, Igor Vinícius cobrou falta com perigo, mas o goleiro desviou. Aos 30 e 32, Rato tentou duas vezes, mas na primeira o goleiro mandou para escanteio e na segunda a bola bateu na zaga, saindo perto da trave. Nos acréscimos, Welington cruzou para Luciano cabecear forte, mas para fora.
O esforço tricolor foi recompensado no início da segunda etapa: aos 4 minutos, Igor Vinícius avançou pela direita e, em cima da linha, cruzou para David cabecear quicado e sem chance de defesa para o goleiro, que só alcançou a bola já dentro do gol. 1 a 1!
O São Paulo seguiu na pressão e Wellington Rato, Pablo Maia e David tiveram boas chances antes dos 15minutos. Rogério, então, fez a primeira mudança no time, colocando Rafinha no lugar de Igor Vinícius. Pouco depois, com o segundo cartão amarelo, Pablo Maia foi expulso.
Para recompor o time com um jogador a menos, o técnico são-paulino promoveu as entradas de Nestor, no lugar de Luciano, e de Pedrinho, na posição de David, aos 23 minutos, e de Luan, substituindo Méndez, e Galoppo, rendendo a Rato, aos 31 minutos. No primeiro lance, Galoppo recebeu um passe de Calleri e acertou o lado externo da trave da Ferroviária.
Mesmo com a desvantagem numérica em campo, o São Paulo seguiu melhor. Aos 35 minutos, Pedrinho arriscou um bom chute rasteiro, mas o goleiro defendeu. Tanto empenho deu resultado aos 43 minutos: Pedrinho cruzou a meia altura, Calleri de peixinho passou para Galoppo, na pequena área, mandar para o fundo do gol e virar o jogo! São Paulo 2 a 1!
Com a vitória, o Tricolor segue na liderança do grupo no Paulistão, agora com quatro pontos. O próximo jogo do time será contra o Palmeiras, fora de casa, no domingo (22), às 16 horas.
FERROVIÁRIA 1 x 2 SÃO PAULO
Local: Estádio Municipal Dr. Ademar Pereira de Barros, em Araraquara (SP)
Data: 19/01/2023 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Transmissão: Premiere, Youtube e Paulistão Play
SPFC: Rafael; Igor Vinícius (Rafinha, 14/2), Alan Franco, Ferraresi e Welington; Pablo Maia, Jhegson Méndez (Luan, 31/2) e Luciano (Nestor, 23/2); Wellington Rato (Galoppo, 31/2), Calleri e David (Pedrinho, 23/2). Técnico: Rogério Ceni
Gols: David, 4/2; Galoppo, 43/2
Cartões amarelos: Pablo Maia, 34/1 e 18/2; Galoppo, 51/2
Cartão vermelho: Pablo Maia, 18/2
AFE: Saulo; Heitor (Bernardo, 23/2), Alisson Cassiano (Augusto, intervalo), Léo Santos e Sanchez (Ronaldo Alves, 14/1); Pablo, Rafael Costa (Matheus Lucas, 16/2) e Álvaro (Thomaz, 16/2); John Kennedy e Ytalo. Técnico: Vinícius Munhoz
Gols: Heitor, 4/1
Cartões amarelos: Alisson Cassiano, 6/1; Ronaldo Alves, 18/1; Vinícius Munhoz (técnico), 38/2; Pablo, 38/2; Tito, 51/2
Público: 11.361
Renda: R$ 720.420,00
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Diego Morelli de Oliveira
Quarto árbitro: Paulo Cesar Francisco
VAR: Vinicius Furlan
AVAR1: Herman Brumel Vani
Observador VAR: Renato de Carlos