O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu hoje (01/3), às 12h de Brasília, telefonema do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. A conversa, que decorreu por cerca de uma hora, abordou temas econômicos bilaterais e regionais e a planejada visita do presidente brasileiro ao México.
O mandatário mexicano manifestou intenção de ampliar o diálogo entre países latino-americanos no sentido da superação de barreiras tarifárias, promovendo um melhor ambiente para comércio e investimentos no âmbito regional.
O presidente Lula recebeu positivamente a renovada disposição mexicana para discutir temas ligados à facilitação do comércio e dos fluxos de investimentos entre os dois países e sugeriu diálogo entre os ministros da Fazenda e das Relações Exteriores.
O presidente Lula agradeceu ao seu homólogo “pelo carinho com que sempre nos tratou” e pela presença da primeira-dama, Beatriz Gutiérrez Müller, em sua posse. Em resposta ao convite do presidente López Obrador para a realização de uma visita oficial ao México, reafirmou sua intenção de aquiescer ao convite com brevidade.
Brasil e México são as maiores economias da América Latina, representando cerca de 65% do PIB regional. Possuem relações econômico-comerciais densas e significativas, amparadas inclusive por instrumentos como os Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), de 2015; e de Serviços Aéreos. A corrente comercial entre os dois países é diversificada, somando mais de 10 bilhões de dólares (est. 2022 MDIC).