O Porto de Santos comemora seus 131 anos representando o maior complexo portuário da América Latina e a principal porta de entrada do comércio exterior brasileiro.
Segundo a Santos Port Authority (SPA), a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira foi de 28,8% em 2022. Ele representa 38,5% da movimentação de contêineres do país, e a dragagem e aprofundamento do canal de navegação o tornam apto a receber meganavios com até 366 metros de comprimento, consolidando sua aptidão como hub port.
Movimentação de cargas
Os dados mostram que, em 2022, o Porto de Santos alcançou a marca histórica de 162,4 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas. Os dados de 2019, 2020 e 2021 mostram que o complexo portuário santista tem alcançado recordes ano após ano e os impactos gerados pela pandemia não foram capazes de mudar essa trajetória.
Movimentação de contêineres
O Porto de Santos recebeu, no dia 24 de outubro de 2022, o navio CMA CGM Vela, o maior em comprimento, com 347,48 metros, a atracar no complexo portuário santista.
Os dados constam do mensário estatístico disponibilizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), uma publicação que apresenta as principais estatísticas mensais e acumuladas da movimentação de cargas e fluxo de navios que escalam no porto.
Desafios da Receita Federal
Os números divulgados demonstram o desafio da Receita Federal em garantir o fluxo do comércio internacional, muito importante para a economia do País, sem perder de vista a segurança das operações.