A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) realizou, nessa segunda-feira (24), em Teresina, a abertura da Reunião Técnica sobre Defesa Agropecuária. O evento tem o objetivo de capacitar e preparar o corpo técnico, coordenadores de USAVs e fiscais agropecuários (médicos veterinários e técnicos em agropecuária) sobre os Programas Sanitários executados pela Adapi. A Reunião é realizada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência Estadual da Defesa Agropecuária (Adapi), e segue até quinta-feira (27).
“Com esse evento, vamos reciclar e atualizar o corpo técnico da Adapi, para execução das ações a nível de campo. Durante esses quatro dias, nós estaremos com coordenadores de programas da unidade central, da Sada, e também representantes do Ministério da Agricultura, ministrando palestras relacionadas aos diversos programas sanitários. O evento é coordenado pelo Núcleo de Educação Sanitária da Adapi e nele serão abordados aspectos como, execução dos planos de ação e o planejamento das ações, para que o Piauí avance na classificação sanitária, com relação às principais doenças, como a febre aftosa”, explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.
![]()
No total, são 52 servidores de campo, de diferentes municípios piauienses, participando de 32 horas de treinamento, durante os quatro dias de evento. “Estaremos sempre incentivando o aperfeiçoamento do nosso pessoal, isso é algo que é prioritário em nossa gestão. Vamos chegar aos 224 municípios com assistência técnica e trabalho de melhoramento genético, com os nossos profissionais altamente capacitados para essas atividades”, ressaltou o secretário da Sada, Fábio Abreu.
![]()
A capacitação é necessária para que, a partir dela, os diversos programas sanitários, das áreas animal e vegetal, sejam executados com excelência pela Adapi. “A forma de realizarmos os nossos trabalhos é por meio dos nossos técnicos e fiscais. Por isso vamos proporcionar toda a estrutura necessária para que eles realizem a defesa agropecuária do Piauí e, assim, possamos garantir também uma alimentação com segurança no nosso Estado”, avaliou João Rodrigues, diretor da Adapi.
![]()