Os Programas de Educação Tutorial (PET) de Química, Física e Biologia realizaram o curso preparatório NatuEnem, entre os meses de setembro e novembro de 2022, que se revelou um importante aliado na preparação de alunos, em especial, de escolas públicas, para o alcance de bons resultados na área de ciências da natureza nas provas do Enem e em vestibulares como o do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Com o objetivo de ampliar o conhecimento de estudantes da rede pública de ensino em física, química e biologia para o Enem 2022, as aulas foram realizadas presencialmente no Núcleo de Formação de Servidores Antonino Freire (Nufaf), antigo Cefaf, instituição ligada à Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A professora Valdiléia Teixeira, que é tutora e uma das organizadoras do preparatório, ressalta que alunos dos cursos de física e química da Uespi ministraram as aulas, contando também com a colaboração de alunos do curso de biologia da UFPI, em prol do preparo dos participantes para obterem um bom desempenho no Enem.

“Eram ministradas sete aulas por semana onde disponibilizávamos material didático aos participantes, resolvíamos questões das edições passadas do exame e eram realizadas aulas interativas e participativas. Todo o preparatório foi pensado para que alunos, ou ex-alunos, de escolas públicas pudessem superar dificuldades relacionadas a área”, comenta Valdiléia.

Para os alunos que participaram do preparatório e foram aprovados, a experiência se fez fundamental nesta nova etapa. Como é o caso do Luciano Henrique Pereira, que fez o NatuEnem enquanto concluía o último ano do ensino médio e foi aprovado no curso de química no vestibular do IFPI.

“O preparatório me ajudou bastante. Tiveram alguns assuntos que pude relembrar e até alguns que eu nem conhecia e pude aprender durante as aulas. Os professores eram muito bons e capacitados e as aulas foram bem interativas, interessantes e importantes”, afirma o recém-aprovado.

Já para Carla Beatriz Oliveira, também aluna do preparatório, a aprovação foi nos cursos de Radiologia e Análises Clínicas, todos no IFPI. “As aulas foram de suma importância, pois todos os assuntos passados realmente caíram. Cada professor tinha uma metodologia diferente, mas, no decorrer do tempo, eu fui me adaptando. Todos explicavam extremamente bem, passavam atividades e quando tínhamos dúvidas eles se esforçavam para explicar. Agradeço muito à Uspi, pois foi extremamente importante para que eu conseguisse essas aprovações”, completa a estudante.

Das contribuições que somam para a vida

Júlio Lima, integrante do grupo PET Física da Uespi, graduando do 7° bloco do curso de Física e um dos professores do preparatório, relata que o NatuEnem proporcionou uma experiência de aprimoramento didático e metodológico para o ensino ao utilizar da experiência em sala e adequar para o contexto de um preparatório, buscando não somente trazer um boa preparação ao aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares, mas levar a compreensão dos fenômenos físicos existentes a sua volta.

“Viver em meio a um ambiente acolhedor, não só por parte dos meus colegas mais dos alunos, também me trouxe a certeza do caminho positivo que estávamos trilhando na vida daqueles estudantes. Isso podia ser percebido diante da dedicação e participação de cada um”, destaca Júlio Lima.

Para Conceição Lima, estudante do curso de Ciências Biológicas pela Ufpi e umas das professoras convidadas, atuar como professora de biologia para alunos de pré-vestibular a deixou extremamente feliz, pois foi uma experiência nova. “Fui muito bem recebida por todos que estavam envolvidos, tanto pelos outros professores, como também pelos alunos. Eu ministrei aulas na área de fisiologia humana e evolução, os alunos foram bastante curiosos e perguntavam bastante sobre o conteúdo, tiravam dúvidas e falavam o que sabiam”, comenta Conceição.

O professor Gustavo Gusmão, um dos propositores do projeto e tutor do PET Física, a iniciativa também possibilita que os alunos se desenvolvam enquanto profissionais da educação e proporcionem o retorno do conhecimento para a sociedade, para além dos muros da universidade. “Ficamos felizes com a aprovação desses alunos, porque mostra a dedicação e o empenho dos professores que são alunos de licenciatura, sendo a maioria da Uespi, e dos próprios participantes que realizaram o exame, obtiveram notas boas no Enem e foram aprovados”, destaca o docente.