Donald Trump venceu na Flória

0
Social

O presidente Donald Trump (Republicanos) venceu no estado da Flórida, um dos mais importantes colégios eleitorais dos Estados Unidos. Se tivesse perdido na região que congrega um grande número de imigrantes latinos, Trump estaria a um passo de sua derrota eleitoral.

Eleições nos EUA

No fechamento desta matéria, 98% das urnas estavam apuradas no estado norte-americano da Flórida. Donald Trump tinha 51,3% e Joe Biden 47,8 dos votos. Os dois pontos percentuais seriam insuficientes para mudar o quadro das eleições nos EUA: Trumpo venceu na Flórida. Com o resultado, apesar da eleição se manter ainda acirrada nas próximas horas, Donald J. Trump pode respirar um pouco mais aliviado e ainda sonhar com sua reeleção, apesar de Biden ainda ser um pesadelo para ele nesta madrugada.

A vitória de Trump na Flórida

Presidente Donald Trump vence Joe Biden no estado da Flórida - Eleições Americanas
Trump: vitória na Flórida aproxima atual presidente da sua reeleição

A Flórida é um dos mais importantes colégios para as eleições nos EUA. Com seus 29 votos eleitorais e muitos eleitores com origem latina, vencer lá seria o triunfo do democrata Joe Biden, mas isto não aconteceu. Entretanto, até às 1h14 desta quarta-feira (4), Biden liderava a corrida com 209 votos contra 118 de Trump. Pelas contas, falta 61 votos eleitorais para os democratas retornarem ao poder. Possível, mas as eleições americanas sempre são uma caixa de surpresas, não seria diferente agora quando a polarização política atingiu níveis inigualáveis.

Num país onde o voto não é obrigatório, mais de 100 milhões de norte-americanos compareceram às urnas para votar nestas eleições nos EUA. Em suas declarações, Trump disse “Acredito que teremos uma vitória”, já Biden foi mais ácido: “Quero restaurar a decência e a honra na Casa Branca”.

Efeito Texas para Joe Biden

Com 75% da apuração concluída, Trump lidera no Texas, que tem 38 votos eleitorais. Desde 1976 os Democratas não vencem uma eleição naquele estado onde John Kennedy foi assassinado, e apesar de almejarem, tudo indica que não vai ser desta vez, Trump já passa dos 51% dos votos. E a apuração neste momento nas eleições nos EUA está sendo com os Republicanos na dianteira na maioria dos estados do sul, como o Alabama onde venceu Biden com uma maioria esmagadora: perto do dobro de votos.

Com apuração avançadas, Joe Biden é derrotado por Donald Trump no Texas
Joe Biden: democratas não vencem no Texas desde 1976 | Foto: Gage Skidmore (CC BY-SA 2.0)

Além do Texas, a apuração avançadas dos estados de Ohio, Pensilvânia e Wisconsin indicam que Donald Trump deve alcançar mais 86 votos eleitorais. O resultado das eleições nos EUA ditam o destino daquele país e do mundo inteiro. Ainda é cedo para apontar a vitória de Biden, mas talvez não seja tarde para dizer que Trump deve levar mais essa.

Conteúdo Relacionado
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *