Conecte-se conosco

Mundo

Putin assina lei que permite ficar no poder por mais 15 anos

Presidente da Rússa, Vladimir Putin, pode concorrer a mais dois mandatos presidenciais e ficar no poder até 2036

Publicado

em

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Foto Licenciada sob CC BY-SA 2.0 | Creative Commons

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira(5) uma lei que lhe permite permanecer n o poder até 2036.

Uma votação de uma mudança constitucional aconteceu ainda em julho do ano passado e incluiu uma cláusula com novos limites para um mandato presidencial de Putin. Na prática, a lei permite ao atual presidente russo concorrer mais duas vezes ao cargo. A mudança foi aprovada pela legislatura controlada pelo Kremlin e assinada por Putin num portal oficial de informações legais da Rússa, uma espécie de diário oficial daquele país.

Vladimir Putin tem 68 anos e está no poder há mais de duas décadas. Desde Josef Stalin, nenhum outro líder russo passou tanto tempo na chefia do país. Putin afirmou à imprensa que “decidiria mais tarde se disputaria novamente em 2024”. Seu atual mandato termina em dois anos. Na Rússia, o mandato presidencial tem duração de seis anos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Joe Biden prepara pacote de US$ 1,9 trilhão para estimular economia dos EUA

Presidente consegue vitória legislativa com votação apertada na Câmara dos Representantes

Publicado

em

Joe Biden prepara pacote de US$ 1,9 trilhão para estimular economia dos EUA

O presidente Joe Biden obteve sua primeira vitória legislativa de grande impacto com a aprovação na Câmara de Representantes de um pacote de estímulo à Economia dos Estados Unidos. Agora, a matéria sera apreciada no Senado. O objetivo é injetar 1,9 trilhão de dólares para enfrentar a crise instalada em razão da pandemia de covid-19.

Apesar de contar com a maioria Democrata, a vitória obtida pelo Governo Biden na madrugada deste sábado (27/2) foi apertada: 219 votos a favor e 212 contra. Denominado de “Plano de Resgate Americano”, o pacote de incentivo à economia conta com 415 bilhões de dólares para impulsionar o combate ao coronavírus e a vacinação contra a covid-19, outros 1 trilhão de dólares deverão ir direto para as famílias norte-americanas e aproximadamente 440 bilhões de dólares serão disponibilizados para pequenas empresas e comunidades atingidas diretamente pela pandemia.

Continue lendo

Popular