10842771
 Dopovo Express

Agenda Express

Galeria de Fotos

27/09/2014
VISITA SENADOR PEDRO TAQUES , ROGERIO SALES E
22/09/2014
SEMANA DA MELHOR IDADE

Notícias

Produtores aguardam chuvas para começarem plantio de soja em Nova Mutum

Os produtores rurais de Nova Mutum aguardam as chuvas previstas para os próximo dias, para darem início ao plantio de soja, em pouco mais de 360 mil hectares. Eles já estão com maquinários revisados e insumos disponíveis na aérea, apenas aguardando a disponibilização das sementes, esta semana, segundo o delegado do Núcleo da Aprosoja na cidade, Emerson Zancanaro. “As previsões climáticas apontam para algumas chuvas nesta semana, e com isso alguns produtores já se mobilizam para da inicio ao plantio”, disse.

Zancanaro também lembrou que ontem, encerrou todo o estado o período denominado como “Vazio Sanitário da Soja” e que esta chamada safrinha, ocorre dentro da janela estipulada pela classe. Plantio deve ocorrer até o final da primeira quinzena de outubro, e aqueles que anteciparem, conseguem dar inicio a colheita da primeira quinzena de janeiro.

Após o período de plantio os produtores farão todo o monitoramento da lavoura, pois todas as atenções ficam voltadas ao controle de pragas, e principalmente com o surto da lagarta helicoverpa, que nas ultimas safras acabou surpreendendo os produtores e pesquisadores com as perdas.



Data: 16/09/2014 Fonte: Só notícias